Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cultura

Pianista premiado no Grammy 2014 comemora com a família em Avaré

Foto: (Foto: Divulgação/Jorge Rosenberg)

Trio Corrente com o saxofonista Paquito D’Rivera (camisa vermelha)

Trio Corrente com o saxofonista Paquito D’Rivera (camisa vermelha)

O pianista Fábio Torres do conjunto paulistano de jazz Trio Corrente, que ganhou o Grammy 2014 na categoria melhor álbum de jazz latino de 2013, no último domingo (26), em Los Angeles (EUA), tem uma forte ligação com a região de Itapetininga (SP). Isso porque a família do músico vive em Avaré (SP), cidade em que ele passou a infância durante as férias escolares e morou por um período.


O último domingo foi bastante especial para a avareense Vera Lúcia Felice. Mãe de Torres, foi ela quem sempre incentivou os filhos à vida artística. Em entrevista ao G1, Dona Vera diz que matriculou os três filhos desde pequenos em aulas de música, pintura e artes em geral, no entanto, somente Fábio seguiu carreira. Hoje, aos 43 anos, ele é formado em Composição e Regência na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na capital. “Eu digo sempre: o mérito é dele e o orgulho é meu!”, conta ela.

A mãe do pianista, que já estava feliz quando houve a indicação, conta que vibrou no momento em que o conjunto foi chamado como vencedor no palco do prêmio mais importante da categoria no mundo. Dona Vera assistiu tudo pela televisão em sua casa, em Avaré. “Foi muita alegria no momento em que foram chamados. Depois foram várias ligações de parentes e amigos para nos parabenizar. Foi uma alegria geral!”, descreve ela.

O disco Song for Maura, que ganhou o prêmio, tem 13 canções e a parceria com o saxofonista cubano Paquito D’Rivera. Song for Maura concorria em duas categorias: melhor solo improvisado e melhor álbum de jazz latino. Lançado em julho de 2013 pelo selo Sunnyside/Paquito Records, Song for Maura recebeu nova prensagem e estará disponível em fevereiro. O disco que é bem brasileiro, tem uma mistura de choro, samba e com o tempero jazzístico, que dá o toque final (veja uma apresentação da banda).

Fábio Torres (piano), Edu Ribeiro (bateria) e Paulo Paulelli (baixo) formam o Trio Corrente, que está na estrada há 12 anos. Torres falou com o G1 e diz que ficou muito surpreso com o prêmio. Para ele, que se considera bastante realista, para não dizer pessimista, o prêmio seria algo bastante difícil já que concorre com músicos importantes de todo o mundo. “Eu não esperava ganhar, quando anunciaram o nosso nome eu fiquei em choque. Subi ao palco, e não consegui falar nenhuma palavra, só sorri”, conta ele que ficou bastante ansioso com o momento mais importante da carreira.

O Trio Corrente é o único representante brasileiro no Grammy, este ano, e passou a integrar um grupo fechado de brasileiros que detêm a estatueta da indústria da música: antes deles, ganharam prêmios artistas como Gilberto Gil, Milton Nascimento e Tom Jobim. Torres acredita que este prêmio despertou o interesse até de quem não é da música instrumental. “Com certeza ganhamos um público maior. Nós fazemos música há muitos anos e esta premiação é o reconhecimento do nosso trabalho. É uma grande satisfação”, relata o pianista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet