Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Piloto ucraniana presa na Rússia acaba com greve de fome

A piloto militar ucraniana Nadia Savtchenko, em greve de fome há 84 dias em protesto contra a sua detenção na Rússia, decidiu acabar com a greve, declarou nesta sexta-feira (6) à AFP seu advogado Mark Feguine.

Nadia Savtchenko, de 33 anos, "tomou esta decisão porque chegou ao final de suas forças, tendo fortes quedas de pressão, convulsões, ao ponto de desmaiar", indicou Feguine.

Savchenko, detida no início de julho na Rússia, segundo Moscou, é acusada do "assassinato premeditado" de dois jornalistas russos no leste da Ucrânia em meados de junho. Os ucranianos afirmam que os separatistas a capturaram e a entregaram aos russos.

A justiça russa afirma que a piloto comunicou o exército ucraniano a posição dos dois jornalistas, abatidos com um tiro de morteiro. Segundo os investigadores, poderá ser condenada à morte ou à prisão perpétua.

Sua prisão lhe rendeu uma grande popularidade na Ucrânia, onde foi eleita simbolicamente deputada nas legislativas de outubro, como líder de lista do partido Bakivchtchina (Pátria) da ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko.

A piloto perdeu 20 quilos desde que começou seu protesto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet