Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Planejamento do produtor faz diferença para a safra de verão

Planejar a safra ajuda o produtor a evitar riscos e custos desnecessários. De acordo com Luis Henrique Carregal, pesquisador da Universidade de Rio Verde (FESURV), o ideal é considerar o histórico das áreas plantadas, as previsões climáticas, se houve a rotação de culturas e como será realizada a proteção de cultivos. Ele lembra que, na última safra, o fenômeno La Niña não favoreceu a ocorrência de doenças no campo, porém, para 2012, a previsão é de um índice pluviométrico maior, o que requer cuidado redobrado para evitar a incidência de ferrugem asiática, antracnose, mancha-alvo e mofo branco nas lavouras.


“Fatores como temperatura, umidade, insolação e características do solo interferem em todas as fases do ciclo de vida dos patógenos e determinam sua severidade nas culturas. Por isso, o planejamento é tão importante. O produtor precisa se programar não só para a aquisição dos insumos, mas também para a otimização de seu uso, com aplicações nos momentos corretos e nas doses adequadas”, explica.

Luis Henrique Marmo é agrônomo da Fazenda Rio Verdinho, localizada em Rio Verde (GO) e pertencente ao produtor Aparecido Aldemir Cocareli. Marmo diz que a produtividade de soja da fazenda vem crescendo nos últimos anos, em função do manejo fitossanitário preventivo.


O planejamento ajuda a melhorar a equação no campo. Além de promover economia, com redução de desperdícios e custos, traz lucros à medida que se produz mais e melhor.
“A análise antecipada de potenciais e riscos ajuda na tomada de decisão, contribui com resultados efetivos, proporciona segurança, além de gerar sustentabilidade ao negócio. O produtor precisa estar atento a isso e esta é a hora de se planejar”, enfatiza Mariel Alves, gerente Comercial da Bayer CropScience para a região de Rio Verde (GO).


Diante deste cenário e sempre atenta às necessidades de seus clientes, a empresa mantém programas de orientação ao produtor, oferecendo toda sua expertise no planejamento das lavouras. Entre as frentes inovadoras estão as soluções integradas para o manejo de doenças que comprometem a produtividade, iniciando o processo com o tratamento de sementes e indo até o final da safra. “Este apoio é fundamental e faz toda a diferença na colheita, quando o produtor terá a certeza de que investir em tecnologia possibilita rentabilidade”, conclui Alves.

Sobre os produtos Bayer CropScience

Por investir alto e de forma contínua em pesquisa e desenvolvimento, a Bayer CropScience consegue oferecer aos produtores brasileiros o que há de mais moderno para o manejo das lavouras de soja. O processo começa com o Atento®, fungicida voltado para tratamento das sementes da soja, que age de forma preventiva, ainda no estágio vegetativo, diminuindo a infecção da ferrugem asiática.

No segmento de fungicidas foliares, o destaque fica por conta do FOX®, mais recente lançamento desenvolvido pela Bayer CropScience. A solução pertence a uma classe química chamada Triazolinthiona. O produto é ideal para o manejo da ferrugem asiática e viabiliza a rotação de fungicidas, pois a classe Triazolinthiona permite que o produto atue de uma maneira mais forte e abrangente no metabolismo do fungo, proporcionando eficiência superior, mesmo em populações mais tolerantes aos fungicidas atuais. Sphere Max® é um fungicida turbinado para cultura da soja que possui a tecnologia de microcristais na formulação para o controle das principais doenças da cultura soja.

Sobre a Bayer CropScience

O Grupo Bayer é uma empresa global cujas principais atividades são focadas nas áreas de saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience AG, subgrupo da Bayer AG e com faturamento anual em torno de EUR 6,830 bilhões (2010), é uma das líderes mundiais em inovação no segmento de ciências agrícolas voltadas para as áreas de Proteção de Cultivos, Sementes e Traits, além de Controle de Pragas Não-Agrícolas (Saúde Ambiental). A empresa oferece uma excelente gama de produtos e extensivos serviços de apoio tanto para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável como para aplicações na área de Saúde Ambiental. A Bayer CropScience conta com uma força de trabalho global de mais de 20.700 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com 115 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo. Acesse nosso site: www.bayercropscience.com.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet