Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Pontes e Lacerda

Polícia apreende 500 kg de cocaína e apreende sete veículos em ação operação na fronteira

Foto: Divulgação

Polícia apreende 500 kg de cocaína e apreende sete veículos em ação operação na fronteira
Cerca de meia tonelada de droga foi apreendida pela Polícia Civil, no município de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste), nesta quinta-feira (30). Segundo a assessoria da Polícia, a operação apreendeu 458 quilos de pasta-base de cocaína dentro de dois equipamentos agrícolas transportados em uma caminhonete. 


Leia Mais:
Quatro são presos por latrocínio após polícia monitorar GPS do celular roubado

A apreensão integra as ações da Segurança Pública de repressão ao narcotráfico na fronteira. Cinco pessoas foram presas e sete veículos, sendo duas caminhonetes (Ford 350 e S-10), três automóveis (Uno, Prisma e HB 20) e duas motocicletas Honda Bross  apreendidas, além dos maquinários de uso em fazendas.
 
Uma quantidade grande de tabletes, que ainda não contabilizados e pesados, estava camuflado em um fundo falso, dentro de uma máquina roçadeira. Outros 153 tabletes, totalizando 158 quilos, foram encontrados dentro de um compressor de ar.
 
Os dois equipamentos estavam em cima da caminhonete F-350, com placa de Pontes e Lacerda. O veículo foi usado para buscar a droga na Bolívia, que vinha dentro dos equipamentos de fazenda. O compressor foi primeiro a ser aberto e estava recheado com 153 tabletes da substância.
 
 A maior parte da droga foi encontrada no compartimento instalado na roçadeira para transportar a droga, sem gerar desconfiança da Polícia. O equipamento foi aberto, horas depois da Polícia descobrir a primeira apreensão no compressor.
 
Segundo as investigações, os donos da droga seriam Roberto Coron Peres, o "Betinho", e Jorge Aparecido Barbosa, o "Jorjinho". Pelo transporte estavam responsáveis Paulo Giovani de Deus Lopes, o "Paulinho", Josimar Araújo Oliveira, o "Gordinho" e Haroldo Mariano da Cruz, o "Fofo". Todos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa. Eles são moradores de Pontes e Lacerda. 
A ação, que iniciou na quarta-feira (29), desarticulou uma organização criminosa, que utilizava maquinários de fazendas como esconderijo do entorpecente, que vinha da Bolívia passava por Pontes e Lacerda e seguia para o estado de Goiás. 
 
O delegado, Gilson Silveira, informou que há 4 meses a Polícia Civil acompanhava a movimentação dos suspeitos, sempre utilizando caminhonetes com o artifício de serem trabalhadores de fazenda. "Eles tinham esse 'modus operandis' de forjarem que são trabalhadores de fazenda para traficar. Tem uma caminhonete cheia de equipamento de uso rural e dentro de um compressor e de uma roçadeira estava essa quantidade", disse o delegado.
  
O entorpecente era escoltado por duas motocicletas, usada para fazer a segurança da droga no perímetro entre a Bolívia e Pontes e Lacerda. Uma vez na cidade, o ponto de encontro era uma casa no bairro Residencial Vera, com muros altos, de onde a droga trocaria de veículo e seguiram para Goiás nesta quinta-feira (30).
 
Quando os policiais entraram na residência, as duas caminhonetes (F350 e S10) já estavam lá. "Fizemos a entrada nessa casa e ficamos aguardando essas pessoas. As caminhonetes já estavam lá. A droga seria trocada de veículo para pegar a estrada para Goiás", explicou o delegado.
 
Para o delegado, o serviço é de profissional. "Para colocar a droga dentro desse compressor e da roçadeira o trabalho é de profissional. Uma blitz comum na estrada não iria identificar a droga, pelo fato de estar completamente lacrado não iria exalar cheiro", finalizou o delegado.
 
A Polícia Civil apreendeu nota fiscal do compressor comprado em uma empresa de Goiás, que indica que o trabalho de abrir e colocar deve ter ocorrido na Bolívia. "Aqui quando encontrado já estavam tudo lacrado. Precisamos de usar uma serralheiro para abrir", finalizou o delegado.
 
O secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, destacou o trabalho de investigação desenvolvido em Pontes e Lacerda, sob coordenação da Delegacia Regional, que culminou na maior apreensão de droga da Polícia Civil, na fronteira, em uma única ação. "O resultado dessa operação está inserido na estratégia de asfixia do patrimônio da organização criminosa. Por isso, os cinco carros e as duas motocicletas apreendidas serão destinados ao reforço da estrutura policial da fronteira, caso o Ministério Público e o Poder Judiciária de Pontes e Lacerda concordem", destacou. 
 
Conforme Galindo, a Polícia Civil iniciará levantamento do patrimônio dos traficantes, possivelmente adquiridos com a atividade criminosa, que poderá também ser revertido à Segurança Pública. "É importante toda a sociedade mato-grossense saber que em todos os cantos existem policiais abnegados, comprometidos e dedicados, cumprindo com galhardia a sua missão. Valioso destacar o trabalho dos delegados Vitor Chab, Gilson Silveira e do chefe de investigação Junior, que agindo de forma inteligente conseguiram desbaratar mais uma organização criminosa na fronteira", finalizou o secretário. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet