Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

População de Rondonópolis tem serviços preventivos e de diagnóstico das doenças de graça

A população de Rondonópolis é beneficiada com vacina para hepatite ‘B’, teste rápido para triagem dos tipos ‘B’ e ‘C’ às gestantes e população de risco, além de exames laboratoriais para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com as doenças. A informação é repassada pela gerente do Departamento de Ações Programáticas do Município, Eliane Ormund, no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, instituído em 28 de julho.


Eliane Ormund explica que a Rede de Saúde Pública do Município oferece material informativo, preservativos e a vacina que previne a hepatite ‘B’ para toda a população. Grávidas e profissionais de risco acrescido, como manicuras, trabalhadores da saúde e militares; além de usuários de drogas, são atendidos com teste rápido para triagem dos tipos ‘B’ e ‘C’. Todos esses serviços são disponibilizados nas unidades básicas de saúde de graça. 

Nas grávidas o teste rápido de triagem acontece duas vezes durante a gestação e outro apenas para verificar o tipo ‘B’, durante o parto. Nesse momento a mulher é beneficiada também com testes de sífilis e HIV. Eliane Ormund explica que a principal via de transmissão da hepatite ‘B’ é a sexual. “O diagnóstico da hepatite ‘B’ na gestação é importante pelo risco de transmissão da doença ao bebê”, alerta.

Estatística

Eliane Ormund compara que a incidência de casos de hepatites virais em Rondonópolis diminuiu em 2014, com relação ao número de casos da doença registrado no ano anterior. Ela alerta que o maior número de casos diagnosticados são do tipo ‘B’. Os levantamentos feitos na Rede de Saúde Pública da cidade mostram que foram confirmados 680 casos das doenças em 2013. No ano passado foram diagnosticados 538 casos de hepatites virais entre a comunidade local.

Os sintomas da doença com cinco tipos virais são cansaço, náusea, dor abdominal e bastante característico da doença, icterícia, urina escura e fezes brancas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet