Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Turismo

‘Portão do Inferno’ ganha revitalização e obras podem começar no início de 2016

Foto: Reprodução

‘Portão do Inferno’ ganha revitalização e obras podem começar no início de 2016
O ‘Portão do Inferno’, um dos mais conhecidos atrativos turísticos de Chapada dos Guimarães, finalmente deverá ser revitalizado. Uma reunião, na última terça-feira (17), entre diversos órgãos e alguns representantes do município definiu ações para que as obras comecem o mais rápido no local. A previsão, se tudo der certo, é que os trabalhos tenham início na região no início de 2016. A Salgadeira e o Véu de Noiva também devem ser contemplados.


Leia mais:
Exame de DNA vai ajudar a identificar cinco vítimas de colisão e explosão na BR-364
 
“Hoje nós tivemos uma reunião com o Instituto Chico Mendes, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do município de Chapada dos Guimarães e foram colocados à mesa os problemas que emperram a revitalização dos pontos turísticos da região do Portão do Inferno”, disse ao Olhar Direto Lauristela Guimarães, uma das envolvidas no projeto.
 
Durante esta reunião, foram apresentados alguns dos pré-projetos que já existem para a área. Eram dois, porém, apenas um – de um arquiteto – foi aprovado pelos órgãos: “Por coincidência, na terça-feira (17) completou cinco anos que começou o processo de discussão da revitalização do Portão do Inferno. O projeto é muito bom, mas algumas alterações pontuais precisam ser feitas, já que, como trata-se de um parque nacional, há problemas ambientais”, explica a empresária.
 
“Estamos focados em resolver os problemas que existem hoje na rodovia de chapada e nos outros pontos turísticos que estão na região. Definimos a questão de um plano de trabalho para o Portão do Inferno e ficou decidido e aprovado um esboço de um projeto para lá e agora daremos andamento para que os trâmites legais sejam feitos. Foi extremamente positiva a reunião, já que todas as partes foram receptivas”, explicou à reportagem o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro.
 
O plano prevê a construção de áreas de utilização múltipla nestes locais. Com este plano, não haverá a necessidade de uma nova audiência pública, já que está contemplando alguns pontos necessários. O projeto já foi pago e agora vão restar apenas as alterações, como por exemplo, no estacionamento que ficaria ao lado da pista, o que não pode.
 
Porém, Nigro frisou que os serviços só estão no início: “A situação precisa ser resolvida. Hoje não existe nenhum projeto e estamos começando do zero, só temos conceitos e ideia que vamos trabalhar para desenvolver durante este ano para começarmos até o ano que vem”.
 
O Ministério Público Estadual de Chapada dos Guimarães, também deverá entrar na discussão, já que foi ele quem pediu a saída de um estabelecimento que ficava no local. Agora, dois professores da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) deverão auxiliar nos estudos da área.
 
O prazo que para que as adequações sejam feitas é de 90 dias e, se tudo der certo, os serviços devem começar no ano que vem “Ficamos mais otimistas, pois, como existe este plano de manejo que está aprovado há cinco anos, nos dá a esperança. Se tiver vontade política, agora a coisa sai”, finaliza Lauristela.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet