Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Povoado chinês expulsa criança portadora do HIV; ONU mostra preocupação

A ONU disse nesta sexta-feira (19) estar "profundamento preocupada" pela expulsão de uma criança de 8 anos, por ser portadora do vírus de imunodeficiência humana (HIV), de um povoado no sudoeste da China, e denunciou que houve discriminação e estigmatização.


Em comunicado divulgado pelo seu escritório na China, as Nações Unidas se referiram ao menor que foi expatriado de Shufangya, um povo da província chinesa de Sichuan (sudoeste do país), por ser soropositivo. O caso criou uma grande polêmica na China, após ser revelado nesta semana que os habitantes do povoado, entre eles o avô do menor, tinham recolhido cerca de 200 assinaturas para expulsar a criança com o objetivo de "proteger a saúde dos moradores".

Segundo o comunicado, "o estigma e a discriminação são nossos maiores inimigos na luta para acabar com o HIV. Em todas suas formas e circunstâncias, são inaceitáveis e têm que parar. Não há razão para excluir alguém com HIV, adulto ou criança, da vida normal".

As Nações Unidas lamentaram também que "a ignorância e o medo continuam tendo consequências devastadoras para aqueles que vivem com HIV".

"A discriminação contra alguém com HIV é uma violação fundamental dos direitos humanos básicos, assim como uma violação da lei nacional da China", insistiram as Nações Unidas.

Segundo os últimos dados da Comissão Nacional de Planejamento Familiar e Saúde da China, divulgados em 1º de dezembro por causa do Dia Mundial contra a Aids, 497 mil pessoas são portadoras do HIV no gigante asiático.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet