Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

NOVO MODELO DE GESTÃO

Prefeitos acreditam que farão melhor uso do Fehtab que concentração no Estado; dinheiro chega em boa hora


A maioria dos prefeitos de Mato Grosso entende que o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) terá aproveitamento pelo menos 30% melhor administrado pelas prefeituras do que pelo governo. A tese dominante é de que os municípios conhecem melhor a realidade, enquanto o Estado é deve se dedicar a projetos macros, como eixos estruturantes.
 
O tom foi dado pelo presidente da Associação dos Municípios (AMM), prefeito Neurilan Fraga (PSD), ao lado do governador José Pedro Taques (PDT). “A destinação de 50% do Fethab para as prefeituras é a garantia de descentralização de uma área que há anos necessita de um tratamento prioritário”, avaliou Neurilan.
 
Cumprindo o quarto mandato, o prefeito Érico Piana (PTB), de Primavera do Leste, sabe bem as dificuldades da administração municipal. Ele afirmou que trata-se de uma oportunidade ímpar para os municípios demonstrarem capacidade e credibilidade para zelar das estradas. “Estamos no final da colheita [de grãos], mas a prefeitura não recebeu um centavo. Por isso, as estradas estão danificadas e o frete nas alturas”, argumentou.
 
Érico Piana citou crê que as prefeituras vão gerenciar melhor o Fethab. Ele cita o caso da MT-130, que liga Primavera do Leste até Gaúcha do Norte, passando por Paranatinga, que é executada há três décadas.
 
Para o prefeito Alexandre Russi (PSB), de São Pedro da Cipa, um dos menores de Mato Grosso, o Fethab irá permitir ao menos que consiga operacionalizar seu parque de máquinas. “Temos dois patrol, uma pá-carregadeira e caminhões, mas o preço do combustível  inviabiliza qualquer projeto”, ponderou ele.

Alexandre Russi, que é irmão caçula do deputado estadual Max Russi (PSB), lembrou que pontes estaduais e municipais estão em péssimas condições por falta de recursos. “Com o Fethab, os municípios têm condições de atender ao menos às demandas emergenciais”, emendou.
 
 
Dono da maior malha viária municial, com quase 2,8 mil quilômetros, além de 410 quilômetros estaduais, o prefeito Ednilson Luiz Faitta (PMDB), de Aripuanã, revelou que mal consegue manter 80% do total, em condições razoáveis, no período de chuvas.
 
Ednilson Faitta disse que a prefeitura de Aripuanã faz das tripas ao coração para manter as estradas, mas vê-se obrigado a tirar de outras áreas, como saúde e educação. “Aripuanã contribui com R$ 600 mil com o Fethab e o que arrecada não retorna  para o município. É justo receber um pouco de volta”, resumiu ele.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet