Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PRESSÃO POR DISPUTA

Prefeitos do Norte do Araguaia consideram viável candidatura de Silval ao Senado, mas respeitam “melhor decisão”

28 Jan 2014 - 12:22

Do Enviado Especial a Porto Alegre do Notre - Ronaldo Pacheco

Foto: Fotos Glauton Ninomiya e Mayke Toscano / Secom-MT

Marcos Sá Fernandes, prefeito de Santa Cruz do Xingu, mostrou ser um entusiasta da candidatura de Silval ao Seando

Marcos Sá Fernandes, prefeito de Santa Cruz do Xingu, mostrou ser um entusiasta da candidatura de Silval ao Seando

Pelo menos nove dos 10 prefeitos ouvidos pela reportagem do Olhar Direto no giro pelo Norte do Araguaia consideram “altamente viável” a possível candidatura do governador Silval Barbosa (PMDB) ao Senado da República por Mato Grosso, em outubro deste ano. Somente o prefeito de Vila Rica, Luciano Marcos Alencar (DEM), não quis se manifestar, argumentando ser “questão de foro íntimo e não cabe a ninguém fazer juízo de valor”.


Menos de uma semana antes, Luciano Alencar havia armado palanque e recepcionado o senador José Pedro Taques, líder da oposição e pré-candidato do PDT ao governo de Mato Grosso.

Entusiasta da postulação do governador, a prefeita de São José do Xingu, Raquel Campos Coelho (PSD), estendeu tapete vermelho para Barbosa. “Ele vai saber tomar a melhor decisão para Mato Grosso. Porém, se chegar à disputa, não tenho dúvidas sobre a ampla chance de sair vitorioso”, observou ela, que se colocou na condição de “voluntária para pedir votos”.

O presidente da Associação dos Municípios do Norte do Araguaia (AMNA), prefeito Gaspar Domingos Lazari (PSD), de Confesa, afirmou que, sem o ex-governador e senador Blairo Maggi (PR), Silval tem condições de ser o principal ‘puxador de votos’ da aliança governista. “É evidente que trata-se de uma decisão pessoal e intransferível. Mas se eu pudesse dar uma sugestão ao governador, seria para que enfrente o pleito de outubro”, disse Gaspar Lazari.

Da mesma forma pensa o prefeito Valdez Viana (Pros), eleito pelo PSB. “O importante é que o governador Silval possui serviços prestados em praticamente todas as regiões de Mato Grosso e, em sendo assim, a conquista do voto é uma conseqüência”, definiu Valdez, que momentos antes tinha inaugurado trecho da MT-412 com Barbosa e o vice-governador Chico Daltro (PSD).

“Sem dúvida, trata-se do nome com melhor musculatura para o Senado da República, caso ele decida sair [candidato]. Creio que deve sair, sem medo de ser feliz”, sugeriu o prefeito Emival Gomes de Freitas (PSD), de Porto Alegre do Norte. Emival de Freitas demonstrou sua confiança em Silval pouco depois do lançamento do edital de licitação para a construção do Hospital Regional Santo Dumont, com 250 leitos, em Porto Alegre do Norte, prevista para começar em menos de dois meses.



Aos 35 anos e mais jovem da região, o prefeito de Santa Cruz do Xingu, Marcos de Sá Fernandes da Silva (Pros), também se demonstrou entusiasta da possível candidatura de Barbosa. “Seria um diferencial na disputa, capaz de mostrar o que fez por Mato Grosso, sem eu mandato”, assegurou Marcos de Sá.

Em entrevista concedida com exclusividade para o Olhar Direto, dentro de seu carro, em Canabrava do Norte, Silval disse que a decisão estava “em processo de amadurecimento”, para ser anunciada em fins de março. De qualquer forma, seu comportamento na viagem foi de autêntico pré-candidato a senador da República.

O presidente estadual do PMDB, deputado federal carlos bezerra, responsável pela montagem da coligação da aliança governista, disse que o partido vai respeitar a decisão do governador. Bezerra negou que haja pressão para Silval ser candidato. “Certamente ele tem o tempo dele [4 de abril] para se definir. A nós cabe esperar”, pontuou o presidente peemedebista.




*Ronaldo Pacheco viajou ao Norte do Araguaia de Mato Grosso a convite da Secretaria de Estado de Comunicação
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet