Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

RESISTÊNCIA MUNICIPALISTA

Prefeitos do PSD criticam escolha de Roberto Dorner para presidente e ameaçam deixar partido

Foto: Ilustração

Prefeitos do PSD criticam escolha de Roberto Dorner para presidente e ameaçam deixar partido
Uma comitiva de prefeitos e deputados estaduais vai se reunir com o ministro Gilberto Kassab, das Cidades, na próxima semana, em Brasília, para questionar a decisão da Executiva Nacional em indicar o ex-deputado Roberto Dorner como novo presidente do Diretório Regional do PSD. “Podemos até aceitar, sim, o Dorner como presidente. Porém, ele terá de ouvir os prefeitos e queremos participar da Executiva”, esclareceu o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), prefeito Neurilan Fraga (PSD), de Nortelândia, perante 26 dos 40 prefeitos da agremiação.


Leia também:
MPF envia parecer ao STJ para definir futuro de ação sobre rusga entre Taques e Riva
 
O PSD reuniu 26 prefeitos e quatro vices, no final da manhã desta sexta-feira (15), no auditório da AMM, para discutir os rumos do próximo Diretório Regional e, também, do grupo. Sem o ex-deputado José Geraldo Riva (PSD), seu fundador, que continua preso, o partido busca seu norte a ser seguido, já que o mandato da atual Executiva do PSD, sob o comando do ex-vice-governador Chico Daltro, termina em julho.
 
A expectativa dos prefeitos é de que Gilberto Kassab ouça o “clamo dos municípios” e valorize os prefeitos, na composição do Diretório Regional do PSD. “Nós aprovamos aqui a unidade dos prefeitos. Primeiro, se for sair do partido, ninguém sai sozinho; segundo, queremos participar do diretório e não aceitamos nada goela abaixo”, justificou Fraga.
   
A deputada Janaína Riva, vice-líder do PSD na Assembleia Legislativa, afirmou que a idéia é fortalecer e não diminuir a força da legenda. Todavia, avisou que está ombro a ombro com os prefeitos. “Se vocês saírem [do partido], eu saio. Vocês são os responsáveis por eu estar na Assembleia”, observou ela.
 
Janaína Riva explicou que o líder do partido na Assembleia, deputado Gilmar Fabris, não compareceu à reunião “por motivo de força maior”. Já o deputado Zé Domingos Fraga, irmão de Neurilan Fraga, foi em evento marcado anteriormente, enquanto o deputado Pedro Satélite não trata questões partidárias.
 
Sobre a resistência a Roberto Dorner, Janaína diz que entende. Ela lembra que o PSD ficou se eleger representante, em 2014, para a Câmara dos Deputados, apesar da votação razoável dos candidatos Chico Daltro e Eliene José Lima, por causa da desistência de Dorner. Faltaram menos de cinco mil votos para a ‘abrir’ a legenda de deputado federal do PSD. Além disso, se Dorner fizesse mais de 45 mil votos, provavelmente abriria a segunda vaga para o.
 
Roberto Dorner não atendeu  nem retornou às ligações da reportagem do Olhar Direto. Um assessor atendeu ao celular e citou que ele está “em luto familiar” e que não iria se pronunciar sobre política.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet