Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

50 mil alunos afetados

Prefeitura anuncia concurso e faz apelo para que professores não entrem em greve

Foto: Ilustração

Prefeitura anuncia concurso e faz apelo para que professores não entrem em greve
A Prefeitura de Cuiabá, por meio de nota oficial, fez um apelo aos professores da rede municipal para que desconsiderem a greve deliberada na última sexta-feira (16) e não interrompam a sequência do ano letivo das quase 50 mil crianças matriculadas nas escolas de Cuiabá.


Professores em greve fecham a Isaac Povoas e pedem por melhoria na educação
Rede de ensino de Cuiabá deflagra greve por tempo indeterminado

Em um dos pontos da justificativa para o pedido de reconsideração da paralisação está o anuncio de um concurso público para os próximos meses. “Sensível às reivindicações dos profissionais de ensino, a prefeitura anunciará nos próximos meses a convocação de novo concurso público para preencher vagas existentes na rede municipal”, alega a nota.

O Alencastro ainda alega que fez todos os esforços necessários para negociar com a categoria e impedir a greve e que atendeu todas as reivindicações que tinham viabilidade, dentro das limitações econômico-financeiras do município.

A Prefeitura alega que tem aplicado 28% dos recursos próprios em educação e que já concedeu a todos os profissionais da rede municipal de ensino de Cuiabá 5,8% de ganho real de salários em 2013 nos meses de fevereiro e março e mais 6,97% de reposição de perdas inflacionárias na data-base da categoria no mês de julho. “Os reajustes concedidos aos profissionais da educação de Cuiabá em 2013 totalizam 12,77%, contra 4,9% concedidos em 2012”.

“Além do reajuste, a Secretaria de Educação vem garantindo direitos funcionais e trabalhistas da categoria, a exemplo da concessão de aproximadamente 1.000 licenças-prêmio que estavam represadas. Este número é maior que a soma de todas as licenças que foram concedidas nos últimos quatro anos”, sustenta a administração municipal.

A Prefeitura ainda justifica que já liquidou cerca de R$ 15 milhões de restos a pagar de compromissos com fornecedores do exercício anterior da Secretaria de Educação e mantém rigorosamente em dia os pagamentos do atual exercício.
“Preocupada com a segurança e conforto dos alunos e profissionais de ensino, a Secretaria de Educação já iniciou um amplo processo de reestruturação das instalações físicas das unidades que vai contemplar toda a rede municipal de ensino ao longo dos próximos anos”.

A greve

A rede municipal de Ensino de Cuiabá deflagrou greve por tempo indeterminado na tarde desta sexta-feira (16) por considerar insuficiente a proposta de reajuste salarial de 6,97%, apresentada pelo secretário de Educação, Gilberto Figueiredo. A paralisação começa na próxima quinta-feira (22), creches e escolas.

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), a decisão foi tomada por ampla maioria em assembleia geral, realizada na Escola Estadual Liceu Cuiabano. Segundo eles, a proposta da Prefeitura de Cuiabá repõe apenas o valor da inflação, não concedendo nenhum ganho real a categoria.

“Lida a resposta do prefeito ao nosso pleito, que está aí desde julho, visto que nossa data base é em junho, a categoria decidiu pela greve por tempo indeterminado. A prefeitura alegou insuficiência orçamentária para querer apenas repor a inflação, ou seja, faltou os 4% para nos dar um ganho real”, disse a sindicalista Helena Bortolo.

Os professores de Cuiabá agora fazem coro com os docentes estaduais, que já estão em greve geral desde segunda-feira (12). Segundo informa o Sintep, a greve estadual já alcança 95% das escolas da Capital de Mato Grosso. Vários atos públicos foram realizados durante a semana, sendo que terça-feira (13) a cidade ficou com o trânsito praticamente travado durante toda tarde, quando os grevistas fizeram uma passeata pelas ruas centrais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet