Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Em Obras

Primeira etapa do projeto Porto Cuiabá só será entregue em abril de 2016

Foto: Tchélo Figueiredo

Primeira etapa do projeto Porto Cuiabá só será entregue em abril de 2016
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), esteve na última semana vistoriando as obras do Porto Cuiabá e ficou satisfeito com o ritmo dos trabalhos. O gestor observou as obras do local e deu algumas opiniões sobre as árvores que serão plantadas na área ao lado de espécies nativas e informou que a primeira etapa do Porto Cuiabá será entregue à população no aniversário de Cuiabá, em abril do próximo ano.


Leia mais:
Previsto para a Copa, projeto Porto Cuiabá só deve ficar pronto no fim do ano; fotos
 
“É um projeto complexo, que envolve cuidados com o meio ambiente, com a preservação necessária de algumas espécies. Não tenho dúvida nenhuma que será um belíssimo ponto de lazer para a família cuiabana e um dos principais pontos turísticos aqui da cidade”, disse o prefeito.
 
 “As obras estão seguindo num ritmo que vai além do que havíamos programado”, observou o secretário de Obras Públicas de Cuiabá, Júlio Malheiros. A base de concreto do calçadão já atingiu em torno de 4,2 mil metros quadrados, o equivalente a aproximadamente 400 metros lineares. A área total do calçadão será de 14 mil metros quadrados, ou cerca de 1,2 mil metros lineares.
 
Em média, são executados 700 metros quadrados por concretagem. Outra obra que já está em andamento na parte concretada é a instalação da proteção lateral, o guarda-corpo. Ao lado da obra do calçadão, também começa a ganhar forma a ciclovia que será construída no local.
 
Iluminação LED
 
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, as últimas etapas das obras envolvem o plantio de flores em vários pontos, dentre eles em um canteiro ao lado da ciclovia, e também a implantação da iluminação, serviços que serão executados pela secretaria de Serviços Urbanos. De acordo com o secretário José Roberto Stopa, a iluminação será no sistema LED. “Isso aqui vai ficar tão claro quanto o dia, e a fiação será subterrânea. A população terá mais um local para sua caminhada e lazer. Será um ponto turístico e quem vier a Cuiabá fará questão de conhecê-lo”, afirmou.
 
O projeto do Porto Cuiabá tem o cuidado de preservar as árvores, tanto as que ficam às margens do Rio Cuiabá, como as que estão no espaço onde está sendo construído o calçadão, que foram mantidas. Ao lado de pés de ipê, seriguela, angico liso, cedro, louro, estão sendo plantadas árvores como palmeira babaçu, manga, jatobá e ingá.
 
“São árvores cujos frutos vão servir para alimentar animais nativos, como pássaros, macacos e capivaras que habitam as margens do rio”, disse o gerente do Departamento de Parques, Praças e Jardins, José Antônio Pontes Siqueira. O gerente do órgão, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, informou que as mudas são provenientes do Horto Florestal Tote Garcia e também de outros viveiros.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet