Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

radicais

Produtores 'expulsos' de Suiá Missú bloqueiam BR 158 em protesto

29 Mai 2013 - 11:45

Da Redação - Marcos Coutinho e Ronaldo Pacheco

Foto: José Medeiros/ Fotos da Terra

Produtores 'expulsos' de Suiá Missú bloqueiam BR 158 em protesto
Aproximadamente três mil produtores rurais, assentados e fazendeiros da região de Suiá-Missu estão bloqueando a BR-158, no distrito de Alo Brasil, no entroncamento de Bom Jesus do Araguaia, desde as primeiras horas desta quarta-feira (29) em protesto contra o 'descaso' do governo federal e contra os 'abusos' praticados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) na demarcações de reservas indígenas.


Trabalhadores rurais ameaçam voltar a Suiá-Missu e acampam a 300 metros do posto da mata

Eles esperam uma resposta do governo federal em caráter de urgência sobre a suspensão das demarcações das reservas indígenas e a revisão dos processos das áreas já demarcadas, que resultaram na expulsão de milhares de famílias que viviam no Vale do Araguaia desde a primeira metade da década de 70, e de inúmeras outras regiões do país.
 
A determinação dos produtores rurais é permanecer acampados até que haja uma decisão do governo federal sobre as reivindicações da classe. "Temos uma vida inteira dedicada à região, como empreendedores pioneiros e exigimos um mínimo de respeito", explica Sebastião do Prado, um dos líderes do movimento.

Na próxima quarta-feira, dia 3 de junho, está confirmada uma audiência na Federação da Agricultura do Estado (Famato), envolvendo os produtores rurais desalojados e deputados estaduais, para avaliar a situação. "A expectativa é que o governo estadual encampe a nossa luta, que, na prática, é de Mato Grosso e não apenas dos agricultores", justifica Sebastiao do Prado.

A meta é exortar os deputados e o governo de Mato Grosso a apoiar movimentos contra os abusos da Funai. "Temos que seguir o exemplo de Mato Grosso do Sul, onde um grande enfrentamento foi feito inclusive com apoio do governo. E também estamos dispostos a montar acampamento em Brasília porque não estamos vendo determinação do governo federal em conter os da Funai, que são gravíssimos e geram insegurança, além de estimular conflitos e violência", acrescenta.

Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet