Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

Professores da USP encerram greve e retornam às atividades na segunda

Docentes realizaram assembleia na manhã desta quinta-feira (18).

Funcionários da USP devem decidir nesta sexta (19) pelo fim da greve.

Os professores da Universidade de São Paulo decidiram em assembleia nesta quinta-feira (18) encerrar a paralisação que já durava quase quatro meses e retomar as atividades na segunda-feira (22), de acordo com a Associação de Docentes da USP (Adusp).

Entretanto, os funcionários representados pelo Sintusp (Sindicato dos Funcionários da USP) só decidirão em assembleia na sexta-feira (19) se aceitam o acordo firmado na na Justiça do Trabalho. O Sintusp foi o principal articulador da paralisação e único negociador do acordo judicial com representantes da USP na Justiça.

Segundo a assessoria da Adusp, a assembleia foi realizada às 10h30 no prédio do curso de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. A maioria decidiu pelo retorno ao trabalho.

O acordo judicial fechado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na quarta-feira (17) definiu  como será a reposição dos 114 dias de greve e o pagamento do vale-refeição. Em audiências anteriores, a Justiça já havia fechado acordo para o reajuste de 5,20% e pagamento de 28% de bônus.

Se a proposta for aprovada pelos trabalhadores, poderá pôr fim a 114 dias de greve. O sindicato se comprometeu com o TRT a propor indicativo de final de greve aos trabalhadores. O presidente do Sintusp, Magno de Carvalho, disse que é quase certo que a paralisação será encerrada na sexta. "Acho que essa possibilidade [a manutenção da greve] é mínima. É nula quase", afirmou.

Para chegar ao acordo, os funcionários se comprometem a compensar os dias de greve em 70 dias, uma hora por dia. Já havia acordo anterior sobre.

A greve começou depois que o reitor Marco Antonio Zago anunciou o congelamento dos salários, afirmando que a crise de financiamento da USP fez com que a folha de pagamento respondesse por 105% do orçamento.

Reuniões

O TRT realizou quatro reuniões e uma audiência para solucionar o impasse. O desembargador Davi Furtado Meirelles comemorou o resultado após a longa negociação. Para ele, essa foi uma das mais difíceis intermediações como magistrado.

Nesta quarta, Meirelles chegou a endurecer com os negociadores diante da dificuldade de consenso. Ele ameaçou mandar a julgamentos os itens sob impasse. Após o momento mais tenso, a reunião demandou telefonemas de negociadores da USP ao reitor da universidade.

Na semana passada, irritado com a demora da USP em apresentar proposta, o desembargador convidou o reitor a participar da audiência desta terça. Zago, porém, não pôde comparecer porque no mesmo horário tinha uma audiência na Assembleia Legislativa.

Abono

Na tarde desta terça-feira (16), o Conselho Universitário da USP aprovou o abono salarial de 28,6% aos professores e funcionários técnico-administrativo, que estão em greve desde o fim de maio. Na semana passada, as reitorias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) já haviam aceitado o abono de 28,6%.

Reajuste salarial

Pela proposta acordada entre os sindicatos e os reitores, o aumento salarial será concedido em duas parcelas: de 2,57% na folha de setembro, a ser paga em outubro; e a outra, do mesmo percentual, na folha de dezembro, a ser paga em janeiro de 2015, totalizando os 5,2%. O décimo terceiro salário será pago com reajuste integral, de acordo com o texto.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet