Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Programa Telessaúde em Mato Grosso recebe 213 computadores

Mais um passo para a implantação do Projeto Nacional de Telessaúde, do Ministério da Saúde, em Mato Grosso foi dado na manhã desta quarta-feira (06.05), com a entrega simbólica de 213 computadores. Os equipamentos serão destinados para a operacionalização do programa em 99 municípios. 


Municípios dos 16 escritórios regionais foram contemplados, entre eles Alcorizal, Pontal do Araguaia, Santo Antonio de Leverger, Porto Espiridião, Alto Paraguai, Sapezal, Barra do Garças e Rondonópolis. 

A ação aconteceu durante o evento "Encontro Telessaúde Mato Grosso: ampliando a difusão do conhecimento" promovido na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Além da entrega dos equipamentos, foi realizada uma mesa redonda abordando temas referentes às potencialidades do Telessaúde no apoio à qualificação da atenção básica em saúde. 

Participaram do evento o secretário adjunto de gestão estratégica da Secretaria de Estado de Saúde, Eloar Vicenzi, a coordenadora do Programa Nacional de Telessaúde, Tâmara Guedes, que representou o Ministério da Saúde, o superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), Francisco Souto, assim como prefeitos, secretários e técnicos da área de saúde dos municípios contemplados, dentre outras autoridades parceiras. 

O secretário adjunto de gestão estratégica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Eloar Vicenzi reconheceu a importância do programa e afirmou que o Governo vai garantir o suporte necessário para que o Telessaúde tenha pleno funcionamento no estado. “O Telessaúde é uma realidade em nosso estado, nossa equipe local já realiza diagnósticos nas áreas de cardiologia e dermatologia. Agora vamos trabalhar para aprimorar o serviço disponível”, informou. O objetivo é melhorar a qualidade do serviço de saúde do SUS, diminuindo os deslocamentos desnecessários dos pacientes e, assim, reduzir custos no atendimento. 

Rita Borges, coordenadora estadual do Telessaúde, da SES, citou que é preciso que os gestores municipais sensibilizem e motivem os profissionais para o uso das ferramentas disponibilizadas no Telessaúde. Segundo ela, é preciso uma mudança de prática, que só acontece quando o profissional se conecta e faz uso do programa. “O Telessaúde é um programa incrível e simples de se utilizar. Precisamos desmistificar a ideia de que para solicitar uma teleconsultoria ou participar de uma web aula é preciso muita coisa, na verdade o profissional só precisa de um computador e o acesso à internet”, explicou. 

Em Mato Grosso o Telessaúde atende todas as regionais, com serviços de web aula, web conferência, além de vídeo aulas que ficam disponíveis no canal do YouTube e da plataforma de ensino a distância (EAD), que está em processo de implantação. Como uma ferramenta de suporte técnico-científico aos profissionais da saúde, são abordados nos conteúdos temas como dengue, chikungunya, hanseníase, tuberculose, leishmaniose, entre outros. 

Para a coordenadora nacional do Telessaúde, Tâmara Guedes, o evento tem grande importância na implantação do programa uma vez que possibilita um espaço de interação e troca de informações. “O Telessaúde em Mato Grosso vem em um processo crescente de desenvolvimento, por isso esse evento é tão importante, pois possibilita a sensibilização dos gestores, para que eles possam compreender a importância do programa”. Segundo Tâmara, não basta entregar os computadores e capacitar as equipes, o maior desafio é fazer o uso do serviço. “O uso continuado dentro do serviço é que vai fazer a mudança na qualidade da atenção”, finalizou. 

Na ocasião, foram entregue três computadores para o município de Santo Antonio de Leveger, representado pela Secretária Municipal de Saúde Anadir Mantero Ribeiro. Os demais municípios deverão entregar a documentação para a retirada dos equipamentos, na sede da Gerência de Patrimônio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), situada na Rua 13 de Junho, nº 1060, em Cuiabá. Para mais informações: (65) 3322-2852. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet