Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Programa conscientiza população sobre riscos da hanseníase e tuberculose

Duas das doenças mais comuns entre a população carcerária, a tuberculose e a hanseníase foram tema de ciclo de palestras ministrado pela enfermeira Alice Dorothy Medeiros, servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças, voltada aos recuperandos da Cadeia Pública do município. A iniciativa é parte do Programa “Novos Passos”, que iniciou sua segunda edição de atividades em maio. 


De acordo com o psicólogo Eduardo dos Santos Vieira, coordenador do programa, o ciclo de palestras objetiva levar a população carcerária informações e orientações sobre prevenção e tratamento da tuberculose e hanseníase. “A palestra destaca os ganhos no combate ao preconceito, sendo este o maior impedimento ao tratamento e a prevenção”, informa Eduardo Vieira. 

Durante esta etapa, os servidores que atuam no programa estão realizando exames de tuberculose e hanseníase nos reeducandos com suspeita de infecção pelo bacilo de alguma destas duas doenças, bem como a implantação desta rotina na unidade. 

Outro trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) na unidade prisional, por meio do Programa Novo Passos, é a imunização de todos recuperandos e agentes do sistema penitenciário com vacinação contra o influenza, comumente conhecida como gripe. 

A doença viral se caracteriza pelo estado febril do paciente, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet