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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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BR 163/364

'Projeto do Dnit é absurdo e beira total desconhecimento da atual realidade'

Foto: Reprodução

'Projeto do Dnit é absurdo e beira total desconhecimento da atual realidade'
Impugnada desde fevereiro deste ano, a obra de revitalização, restauração e manutenção rodoviária da BR 163/364 além de preços inexeqüíveis estipulados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), conta com itens “absurdos” que beiram o “total desconhecimento da realidade local”, de acordo com denúncia do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Mato Grosso (Sincop).


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Nas composições de preços do projeto referentes ao serviço de reciclagem com cimento (portland a granel), conta uma distância comercial de transporte de 42,50 km do material. O Sincop destaca, no entanto, que a fábrica de cimento mais próxima para o fornecimento a granel fica situada no município de Nobres, ou seja, a 530,26 km de distância, 487,76 km a mais do que o estipulado pelo Dnit.

“Temos no caso presente a atividade em total prejuízo das empresas que seriam contratadas, uma vez que teriam que ingressas com pedido de aditivo, readequação etc. o que, certamente, como é a realidade de nossos dias, levaria meses e meses para ser analisado e aprovado, enquanto isso as empresas ficam no prejuízo insanável”, alega José Alexandre Schutze, presidente do Sincop no pedido de impugnação à obra, feito em 29 de fevereiro deste ano.

Outro erro “grosseiro” apontado pelo sindicato é referente aos serviços de recomposição de camada de base, cuja produção é mecânica e feita com rolo compactador (modelo CA 25) e alcançaria um total de 760 metros cúbicos por hora, entretanto, o material de propaganda do rolo explica que em condições excelentes ele só executa 550 metros cúbicos por hora.

“Não é crível que a licitante pague para trabalhar, fato que jamais foi exigido em nenhuma outra obra pública”, diz o sindicato. “O prejuízo financeiro é imediatamente transferido às empresas construtoras e, com o tempo o prejuízo moral também nos acompanha, isso tudo em face de projetos mal elaborados, preços desatualizados e situações de execução de obra, totalmente diversa da descrita nas licitações”, completa.

Atualizada às 17h05
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