Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

dengue em MT

Estado registrou mais de 16 mil casos este ano; mortes são 15

A Secretaria  de Saúde (SES) registrou até  (20) a notificação de 16.827 casos de dengue clássica. Desse número, foram notificados 752 casos graves. O Estado registra até o momento 27 óbitos notificados por casos graves de dengue. Do total de óbitos, 15 foram confirmados como casos graves e 12 casos notificados estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES.


Em Cuiabá, os dados referentes à terceira semana de maio de 2009 aponta notificação de 10 óbitos. Desse total, seis foram confirmados como graves e quatro estão sob investigação. O município de Várzea Grande registrou até o momento cinco óbitos confirmados como casos graves de dengue.

Os municípios que tiveram até o momento notificação de óbitos por casos graves de dengue são: Campo Novo do Parecis, um óbito ainda sob investigação; Tangará da Serra dois óbitos, sendo um confirmado como caso grave e um sob investigação. Em Rosário Oeste foram dois óbitos, sendo um confirmado e outro sob investigação; Diamantino, um óbito confirmado como caso grave. Em Juara, um óbito grave. Em Nova Mutum, há caso sob investigação;  Nortelândia tem um caso em investigação;  Rondonópolis, dois óbitos notificados sob investigação e em Juína, um sob investigação. 

Cuiabá já registrou 6.002 casos notificados de dengue clássica. Desses, 253 foram casos graves. Do total de casos graves de dengue, 128 casos foram confirmados como graves e 125 estão sob investigação. Em Várzea Grande, foram notificados 1.639 casos de dengue do tipo clássica. Desse total, 357 foram notificados como graves. Desse total, 84 foram confirmados como graves e 273 casos estão sob investigação.

Os municípios que tiveram notificação de casos graves são: Cuiabá, Várzea Grande, Nova Olímpia, Nova Mutum, Poconé, Canarana, Nobres, Tangará da Serra, Rosário Oeste, Cáceres, Rondonópolis, Arenápolis, Nortelândia, Lucas do Rio Verde, Juara, Diamantino, Barra do Bugres, Paranatinga, Santo Antonio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Juína, Marcelândia, Curvelândia, Campo Verde e São José do Xingu.

O Estado de Mato Grosso apresentou um acréscimo de 43% de notificações de dengue. No ano de 2008, de janeiro a 20 de maio, os registros foram de 9.569 casos notificados. Já no ano de 2009, foram notificados 16.827 casos de dengue. De acordo com a coordenadora do Programa de Controle Estadual da Dengue, Rita Borges, o Estado confirma a circulação do DEN2 (dengue tipo 2) nos municípios de Cuiabá, Juína e Juruena, conforme pesquisa de isolamento viral.

O Estado continua realizando pesquisas de isolamento viral nos demais municípios que tiveram notificação de casos graves de dengue. Rita Borges disse ainda que o Estado de Mato Grosso mantém o alerta sobre a epidemia de casos graves de dengue e anuncia as ações que o Estado vem promovendo junto aos municípios, principalmente de Cuiabá e Várzea Grande onde as ocorrências são maiores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet