Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Pronaf libera primeiro crédito do País que beneficia pequenos agricultores de Planaltina

O BRB (Banco de Brasília), por meio do Pronaf (Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura FamiliarAgroindústria), liberou o primeiro crédito do País destinado a "adiantamentos por conta do preço de produtos entregues para a venda". O financiamento viabiliza às cooperativas, formadas por agricultores familiares, crédito para pagamento à vista aos pequenos produtores, sem que eles tenham que esperar a venda dos produtos no mercado.


A assinatura do primeiro contrato ocorreu durante a 7ª edição da Agrobrasília, no valor de R$ 700 mil, pela Cootaquara (Cooperativa Agrícola da região de Planaltina- DF). A Cootaquara, criada em 2001, é referência no País na produção de pimentão. Segundo o Gdf (Governo do Distrito Federal), por mês são comercializados cerca de 40 toneladas, entre os diversos produtos produzidos, que também são mandados para outros estados do Brasil.

A superintendente de Produtos de Desenvolvimento e Agronegócio do BRB, Patrícia Melo, explica que o novo produto é uma demanda antiga das cooperativas de agricultores familiares.

— Dessa forma, o banco busca ampliar sua atuação na agricultura familiar, contribuindo, assim, com o desenvolvimento das cooperativas da região e, consequentemente, com a geração de emprego e renda para a população.

Pronaf Agroindústria

É uma linha de financiamento que tem como objetivo proporcionar recursos para investimentos que visam ao beneficiamento, armazenagem, processamento e comercialização da produção agropecuária de produtos florestais, do extrativismo, de produtos artesanais e da exploração do turismo rural.





Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet