Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Trânsito

Radares não devem funcionar de madrugada; instalação ainda não teve início

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Cruzamento da avenida Isaac Povoas com a Barão de Melgaço deve receber tecnologia de avanço de sinal

Cruzamento da avenida Isaac Povoas com a Barão de Melgaço deve receber tecnologia de avanço de sinal

Os radares que serão instalados em alguns pontos de Cuiabá não devem funcionar durante a madrugada. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá ao Olhar Direto. A instalação que deveria começar este mês, ainda não teve início por conta de adequações.


Veja mais:
Cuiabá terá radares a partir de julho; Getúlio Vargas e Isaac Póvoas irão 'estrear' equipamentos
Após Copa, Cuiabá vai receber 'invasão' de radares e inúmeros bloqueios para obras do VLT

“Em alguns pontos da cidade, os radares não devem funcionar a partir de uma determinada hora da noite”, afirmou a assessoria de imprensa da prefeitura. Porém, ainda não ficou definido quais serão estes locais em que o dispositivo não funcionará, o que deverá ser determinado posteriormente.

A instalação dos radares que estava prevista para começar na segunda quinzena de julho deve ficar para os próximos meses: “A empresa apresentou um estudo para a implantação dos dispositivos, mas a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) pediu algumas alterações, por isso a demora”, relatou a Secretaria de Comunicação de Cuiabá.

Vale lembrar que a Prefeitura de Cuiabá vem pagando diversas multas por descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE) para a implantação dos radares nas vias da capital mato-grossense. O acordo já é antigo, mas até o momento não foi cumprido.


  Trecho da avenida Miguel Sutil também receberá radar (Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto)

Segundo o TAC – firmado em julho de 2011, enquanto o vereador Júlio Pinheiro (PTB) estava à frente da administração municipal - a implantação dos radares devia ter acontecido em janeiro de 2012. Desde então, a multa diária de R$ 5 mil vem sendo aplicada. Há ainda a possibilidade de que este montante seja utilizado em investimentos.

De acordo com o TAC firmado, todo o dinheiro arrecadado com as multas que forem aplicadas na capital mato-grossense deverão ser revertidas para melhorar o trânsito de Cuiabá: “Está afastada a possibilidade da criação da ‘indústria da multa’. Todo o montante arrecadado terá de ser usado para sinalização de trânsito e engenharia de tráfego”, esclarece o promotor de Justiça responsável pelo caso, Ezequiel Borges de Campos.

Multas – Segundo a SMTU 81.194 infrações de várias naturezas foram emitidas em Cuiabá no ano passado (2013). O avanço de sinal vermelho foi a mais comum delas, foram 7.724. Na sequência vieram: estacionar em locais proibidos (7.205), falta do cinto de segurança (6.737) e falar ao celular (6.479).

Frota – Segundo os dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) até maio deste ano a frota de veículos em circulação cadastrados em Cuiabá foi de 368.400. Destes, 191.195 eram automóveis e 79.161 motocicletas. Até 2013 a capital mato-grossense contava com 359.750.

Pontos - As primeiras vias a receber os equipamentos serão a Avenida Beira Rio, sentido Avenida Fernando Corrêa-Centro, em que será instalada a lombada eletrônica; a Avenida Miguel Sutil, próximo ao viaduto da Rodoviária, onde será colocado um radar fixo; e o cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Barão de Melgaço, em que haverá a instalação do equipamento para coibir o avanço de sinal vermelho no semáforo.

Os estudos da Secretaria apontaram ainda a necessidade de radares e outros equipamentos nos seguintes locais: Lombada eletrônica: Avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Beira Rio, Dante de Oliveira, Gonçalo Antunes de Barros, República do Líbano, General Melo, Lavapés, das Torres; Radar fixo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Carmindo de Campos, Beira Rio, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Dante de Oliveira, Archimedes Pereira Lima, das Torres, República do Líbano; Avanço de semáforo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, República do Líbano, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Mato Grosso, XV de Novembro, Carmindo de Campos e Tenente Coronel Duarte.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet