Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Fiscalização Eletrônica

Radares são instalados em Cuiabá e começam a funcionar semana que vem

Foto: Tchélo Figueiredo

Radares são instalados em Cuiabá e começam a funcionar semana que vem
Após longos anos de espera, enfim a Prefeitura de Cuiabá e o Consórcio CMT (Cuiabá Monitoramento de Trânsito) iniciaram a instalação dos radares na capital mato-grossense. Os equipamentos de monitoramento de trânsito começaram a ser implantados na última segunda-feira (28), na avenida Beira Rio. Fiscalização deve ter início na próxima semana.


Veja mais:
Radares não devem funcionar de madrugada; instalação ainda não teve início
Cuiabá terá radares a partir de julho; Getúlio Vargas e Isaac Póvoas irão 'estrear' equipamentos

O Consórcio CMT já instalou as lombadas eletrônicas nos dois lados da avenida Beira Rio, ao lado da Acrimat. Após o equipamento ser colocado, deve ser feita a ligação da energia elétrica. Segundo o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, o aparelho já deve funcionar a partir da semana que vem.

“Ainda faremos uma semana com apenas multas educativas até os motoristas se acostumarem com a nova realidade. Depois desse período, aqueles que forem flagrados pelo equipamento em alta velocidade receberão a punição”, explicou Antenor.

Depois que os serviços forem finalizados na avenida Beira Rio, começam os trabalhos da instalação dos radares fixos na avenida Miguel Sutil, próximo ao viaduto da rodoviária. E também o avanço de sinal vermelho, no cruzamento da avenida Isaac Póvoas e Rua Barão de Melgaço.

O Consórcio ainda seguirá com a instalação de outras lombadas eletrônicas nos próximos meses, nas avenidas Mato Grosso e General Mello. Outros pontos da avenida Miguel Sutil receberão radares fixos, além das avenidas República do Líbano e Beira Rio. O avanço de semáforo vermelho será instalado também nos cruzamentos Comandante Costa e Isaac Póvoas, Tancredo Neves e General Melo e Getúlio Vargas e Marechal Deodoro.

Além dos radares, em agosto, os agentes de trânsito da capital mato-grossense irão passar a utilizar os talonários eletrônicos para a aplicação de multas aos motoristas que estiverem trafegando irregularmente, ou por estacionamento proibido. Serão 30 talonários e os profissionais passarão por um curso de capacitação no próximo dia 12.

As multas serão emitidas por via online ou armazenadas em cartão de memória, que será descarregado na Secretaria, para então ser enviado à residência do motorista infrator, através de parceria com o Detran-MT.

Vale lembrar que a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá revelou ao Olhar Direto que os equipamentos não devem funcionar de madrugada: “Em alguns pontos da cidade, os radares não devem funcionar a partir de uma determinada hora da noite”, afirmou a Secretaria de Comunicação da prefeitura. Porém, ainda não ficou definido quais serão estes locais em que o dispositivo não funcionará, o que deverá ser determinado posteriormente.

Imbróglio - A Prefeitura de Cuiabá vem pagando diversas multas por descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2011 com o Ministério Público Estadual (MPE) para a implantação dos radares nas vias da capital mato-grossense. O acordo já é antigo, mas até o momento não havia sido cumprido.

De acordo com o TAC firmado, todo o dinheiro arrecadado com as multas que forem aplicadas na capital mato-grossense deverão ser revertidas para melhorar o trânsito de Cuiabá: “Está afastada a possibilidade da criação da ‘indústria da multa’. Todo o montante arrecadado terá de ser usado para sinalização de trânsito e engenharia de tráfego”, esclarece o promotor de Justiça responsável pelo caso, Ezequiel Borges de Campos.

Multas – Segundo a SMTU 81.194 infrações de várias naturezas foram emitidas em Cuiabá no ano passado (2013). O avanço de sinal vermelho foi a mais comum delas, foram 7.724. Na sequência vieram: estacionar em locais proibidos (7.205), falta do cinto de segurança (6.737) e falar ao celular (6.479).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet