Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Rascunho de acordo em Copenhague

O primeiro rascunho oficial de um acordo da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP15) propõe limitar a alta da temperatura do planeta de 1,5ºC a 2ºC, no máximo até o fim do século, em relação aos níveis pré-industriais. Não há uma opção no momento por alguma das duas possibilidades.


O objetivo da reunião, que começou na última segunda-feira (7) e vai até dia 18, é firmar um acordo para a redução das emissões de gases do efeito estufa, como o CO2 (dióxido de carbono), na tentativa de conter o aumento da temperatura na Terra. O documento de sete páginas divulgado nesta sexta-feira (11) será utilizado a partir de agora como base das negociações.

A limitação a 1,5ºC grau é proposta pelos pequenos Estados insulares e por vários países africanos gravemente ameaçados pelo aquecimento global. A outra proposta é defendida tanto pelos países ricos como pelos grandes emergentes, incluindo Brasil, China e Índia – o limite de 2ºC é defendido por cientistas.

O rascunho deixa em aberto três possíveis metas para a redução das emissões de gases do efeito estufa até 2020, levando em conta os índices de 1990: 50%, 80% e 95%.

Da reunião deve sair um acordo que substitua o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012 e tem um índice de sucesso duvidoso. Esse protocolo, criado em 1997 e que começou a vigorar em 2005, estabelecia que os países desenvolvidos 37 países industrializados e a União Europeia se comprometeram a reduzir em 5,2% as emissões de gases causadores do efeito estufa (tomando por base o que foi emitido em 1990), considerados os responsáveis pelo aquecimento global.

Kyoto é importante por ser o primeiro passo para um compromisso global de corte de emissões. O acordo previa metas para reduzir as emissões de países desenvolvidos, mas poupava os em desenvolvimento, como o Brasil, o que reduziu muito os seus efeitos. Além disso, os Estados Unidos não assinaram o protocolo, tornando-o um tanto ineficaz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet