Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Rebelião em prisão de segurança máxima em RO termina com 6 feridos

Terminou por volta de 4h (5h no horário de Brasília) a rebelião no presídio de segurança máxima de Vilhena , em Rondônia, município a 700 km de Porto Velho. Os presos encerraram o motim após apresentarem uma série de reivindicações ao juiz Adriano Toldo. Um promotor de Justiça e policias militares também participaram das negociações, que duraram oito horas.


A rebelião deixou seis feridos - todos detentos -, transferidos ao Hospital Regional de Vilhena. Não há informações sobre o quadro de saúde do grupo.

O motim havia começado por volta das 20h (21h no horário de Brasília). Os presos querem, dentre outras reivindicações, horário de visita ampliado, afastamento do diretor do complexo, transferência de presos e permissão para fumar.

Cumprem pena no presídio, 216 detentos do regime fechado.

De acordo com a Polícia Militar (PM), as duas alas - A e B - foram tomadas pelos presos, que cortaram a energia do local e colocaram fogo em lençóis e colchões. Na ala A ficam os presos com menor grau de periculosidade. Os presos da ala B invadiram um corredor.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e o comandante da PM, Paulo Gonçalves, os presos reclamam ainda do banho de sol.

Familiares dos presos começaram a chegar por volta das 23h no presídio que fica na BR-364, distante cerca de 15 km da região central de Vilhena. A visita, que acontece todas as sextas-feiras, foi suspensa temporariamente em virtude da ação dos presos.

A esposa de um detento, Letícia Lima, contou ao G1 que passou na unidade de saúde, mas os nomes dos presos não foram informados. "Estamos sem notícia. A polícia não informa nada. Não sabemos se tem feridos ou mortos. O que disseram é que a visita está suspensa", diz Letícia.

As mulheres de alguns presos entraram no presídio a pedido dos presos para ajudar nas negociações.

O presídio

O Centro de Ressocialização Cone Sul foi inaugurado em 2012 e tem capacidade para 256 presos. Em maio, oito presos fugiram após o banho de sol, mas a falta deles só foi percebida no dia seguinte após a contagem. Dos oito, seis continuam foragidos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet