Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Economia

às escuras

Rede admite que quedas de energia podem ser por falta de investimento

Foto: ilustração

Rede admite que quedas de energia podem ser por falta de investimento
O interventor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nas Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), Jaconias Aguiar, admitiu na tarde desta terça-feira (27) após reunião com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa que as freqüentes quedas de energia que vêm afetando Cuiabá e Várzea Grande, já podem ser frutos da falta de investimentos.


Rede Cemat já tem comprador e intervenção pode acabar em 6 meses

“As quedas de energia são frutos da situação peculiar que a Rede passa. Nós estamos com atraso na nossa programação de investimentos e isso pode acarretar eventuais faltas na rede ou variação de tensão que nós estamos trabalhando para minimizar”, revelou.

Mesmo com investimentos inadequados o interventor disse que dos desligamentos que ocorreram em Cuiabá, por exemplo, três dos grandes, foram decorrentes de problemas na rede básica que nada tem a ver com a Rede Cemat.

Durante pouco mais de uma hora o interventor falou aos parlamentares sobres às freqüentes quedas e o reajuste das tarifas de energia, considerados por alguns consumidores como abusivos. Segundo Jaconias, o reajuste em 2012 de 9,43%, porém somado ao fator clima as pessoas acabam consumindo mais e conta vem mais alta.

“Não tivemos o reajuste na tarifa em abril em função da Rede Cemat, na oportunidade, não estar recolhendo os encargos da empresa com encargos federais, e por isso, a elevação tarifaria ficou suspensa. Além disso, neste período, tivemos a redução tarifaria que foi registrada durante cinco meses. Mas, quando ocorre a diminuição na conta, acabamos não percebendo e isso é natural”, explicou.

Jaconias ainda afirmou que neste período, a Cemat perdeu entrada de recursos na ordem de R$ 58 milhões com a redução tarifária de abril até agosto. “Além disso, agosto coincidiu com o aumento de consumo da população devido ao aumento de temperatura. Juntando com a elevação na tarifa, o consumidor sentiu. Porém, quem achar que as contas estão em desconformidade, pode procurar a Rede Cemat”, justificou.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), a reunião com o interventor foi importante para esclarecer os parlamentares e a população mato-grossense.

“As explicações foram plausíveis e pertinentes, acredito que convenceu todos os deputados sobre as questões da tarifa. Jaconias mostrou que no Estado, apesar da intervenção, serão feitos investimentos de mais de R$ 300 milhões em 2013. Quanto ao reajuste, explicou sobre a penalização à Cemat, que não pode fazer o aumento em abril e efetuou o aumento nos últimos dois meses”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet