Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Região Sudeste lidera casos de câncer de pulmão no Brasil, com três capitais entre as que mais "fumam"

A Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – elaborou um levantamento, pela passagem do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. Pelo cruzamento com os dados mais recentes do Vigitel - Ministério da Saúde, a incidência de câncer de pulmão é mais frequente em regiões com maior número de pessoas que fumam.


O levantamento da Orizon constatou que a região sudeste lidera o estudo com 30 casos de câncer de pulmão para cada grupo de 100 mil pessoas. A região nordeste do país tem 28 por 100 mil, seguida muito de perto pelo sul com 26,2, o centro-oeste tem 16,2 e por último, com a menor proporção, está o norte com apenas 7,8 casos por 100 mil.

Os números são bastante significativos, já que as cidades de Belém e Manaus, segundo o Vigitel, têm um dos mais baixos índices de tabagismo no Brasil (Belém com 7,7% da população adulta e Manaus com 7%). Em contrapartida, a região sudeste, que lidera o levantamento da Orizon, tem três capitais entre as dez mais tabagistas do país: São Paulo em segundo lugar com 14,9%, Belo Horizonte em quarto com 12,8% e Rio de Janeiro com 11,7%.

A região sul que, pelo levantamento da Orizon tem um índice elevado de incidência de câncer do pulmão, tem as três capitais entre as mais tabagistas: Porto Alegre em primeiro com 16,5%, Curitiba em terceiro com 13,7% e Florianópolis com 12,4.

O estudo da Orizon ainda concluiu que 29,6 por 100 mil pessoas com câncer de pulmão eram mulheres e 27,9 por 100 mil eram homens. A faixa etária com maior número de câncer foi constatada entre os que tinham entre 60 e 89 anos (237,4 por 100 mil), seguida dos que tinham mais de 90 anos (186,9 por 100 mil). Entre os 30 e 59 anos, foi de 27,9 por 100 mil e menos de 29 anos apenas 3,8 por 100 mil.

O superintendente de Negócios Corporate da Orizon, Leopoldo Veras da Rocha, conta que a base de dados para o levantamento foi de 3,9 milhões de pessoas, onde 1.119 casos foram tratados no ano passado com câncer de pulmão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de pulmão é o terceiro mais comum, apenas atrás do de mama e de próstata e em cerca de 90% dos casos a doença está associada ao cigarro.


Sobre a Orizon
A Orizon trabalha há mais de 10 anos para simplificar o setor da saúde, gerando mais eficiência e resultados para os clientes através de suas soluções em: Transformação de Processos, Conectividade, Benefícios em Saúde e Inteligência em Saúde.

Hoje, 1 em cada 3 usuários do sistema de saúde privado se beneficia com as soluções da Orizon. São mais de 18 milhões de pessoas, conectadas a 130 mil prestadores e a 9.000 farmácias, efetuando mais de 140 milhões de transações por ano. Além disso, são processados mais de 40 milhões de sinistros e contas médicas neste mesmo período, trazendo importante ganho operacional para os clientes.

Devido a esse grande volume de dados, a Orizon é capaz de gerar informações estratégicas para o mercado, e assim auxiliar na tomada de decisão das empresas e agregar valor na gestão de saúde da população do país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet