Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

taxa de homicídios

Regiões de Colíder, Aripuanã, Alto Guaporé e Jauru estão entre as mais perigosas de MT, mostra estudo

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Regiões de Colíder, Aripuanã, Alto Guaporé e Jauru estão entre as mais perigosas de MT,  mostra estudo
As regiões de Colíder, Aripuanã, Alto Guaporé, Jauru e Arinos são as mais perigosas de Mato Grosso, segundo um estudo do instituto colombiano Brookings, que analisou as taxas de homicídio nas cidades brasileiras.

Bandido rouba traficante vai pra cadeia e morre após 'beber' mistura de água e cocaína

O estudo concluiu que a violência está desigualmente distribuída pelo país. A análise foi feita em todos os 5562 municípios do Brasil, e aponta, por exemplo, que em 10% dos municípios (542 cidades) a taxa de homicídio é de 40  par cada cem mil pessoas, enquanto em mais de 5% (312 cidades) a taxa sobe para 50 a cada grupo de cem mil.


A pesquisa publicada em outubro deste ano não apresenta estatísticas quanto ao número de assassinatos registrados no país, mas faz as comparações entre as regiões de acordo com dados de 2011. As fontes citadas são o Censo e "outras fontes oficiais do Brasil". O estudo ainda diz que analizou o Brasil porque o país possui todos os dados disponíveis oficialmente para análise. 

Veja o gráfico que aponta as regiões mais e menos perigosas:



(Taxas de homicídio por 100.000 em 2011)

Para se ter uma ideia, estes níveis estão muito acima das taxas médias de países fora da América Latina. Nos Estados Unidos, a taxa mais alta está em torno de 50, e apenas cerca de cinco cidades ultrapassam a taxa de 40.

Para fazer a análise, o grupo dividiu os homicídios em seis tipos: homicídio agregado, homicídio de homens, homicídio de mulheres, homicídio com arma de fogo, homicídio de jovens (de 15 a 29 anos) e homicídio de negros e pardos.

Em Mato Grosso, as taxas ficaram altas e o estado chegou a ser citado por ter diversas áreas consideradas “quentes”, ou áreas com altos índices de homicídio. Outros estados na mesma situação são Pará, Maranhão, todo o litoral de Espírito Santo ao nordeste e a região no entorno de Brasília.

A diferença de acordo com cada tipo de crime também surpreende, visto que a taxa de homicídio de homens é muito mais alta que a de mulheres. O número de homicídios de jovens e com arma de fogo são baixos, enquanto o homicídio de negros e pardos é alto.

Confira a lista de regiões mais perigosas em Mato Grosso, em cada categoria:

Geral – Colíder, Aripuanã, Alto Guaporé, Jauru, Arinos
Homens – Alto Guaporé, Tangará da Serra, Jauru
Mulheres – Aripuanã, Alto Teles Pires, Colíder
Arma de fogo – Alto Guaporé, Parecis, Colíder
Jovens – Muito pouco em Colíder
Negros e pardos – Alto Guaporé, Jauru, Aripuanã, Parecis, Canarana, Paranatinga, Colíder 

Veja na galeria os gráficos do estado de Mato Grosso de acordo com cada categoria. As regiões em vermelho são as com maiores taxas de homicídio. 

Outro lado

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso foi procurada pela reportagem, mas a assessoria informou que  não conhece a procedência desse estudo e só comentaria  estudos oficiais feitos no Brasil. 

Confira o estudo completo AQUI
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet