Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Mais um

Relatório do Crea aponta erros em projeto de R$ 98 mi do Aeroporto Marechal Rondon

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Em setembro, queda de placas do forro assustou passageiros

Em setembro, queda de placas do forro assustou passageiros

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea) divulgou na última sexta-feira (28) o relatório técnico executado por um engenheiro civil especialista em estruturas metálicas e um doutor em engenharias estruturais. Nele ficou constatado que houve um erro no projeto do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) informou que: "A informação de falhas no projeto executivo não procede". O projeto de ampliação e reforma  deve atingir a cifra de R$ 98 milhões.


Veja mais:
Chuva causa pânico e estragos no Aeroporto Marechal Rondon
 
O relatório apontou que, após vistoria no local e análise dos documentos apresentados, foram constatadas diversas falhas técnicas de projetos. Porém, foi ressaltado que não há falhas de execução. A avaliação relata falhas conclusivas para a queda do forro do Aeroporto Marechal Rondon no dia 01 de setembro deste ano.
 
Os profissionais do Crea que vistoriaram a obra apontaram como principal causa a utilização de tirantes flexíveis e não fixos como utilizados nas estruturas antigas. “A utilização de tirantes flexíveis na parte externa do forro do aeroporto fez com que o vento empurrasse as peças do forro para cima que se deslocaram e criaram um efeito cascata”, explicou o presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Silveira Samaniego.
 
Ainda foi apontado que não existem cálculos das ligações, meios utilizados, características dos parafusos e espessuras das chapas de ligação; não foram observados os coeficientes aerodinâmicos para o tipo de geometria adotada na construção e, não existe ensaio de túnel de vento, o que deveria ter sido levado em consideração na concepção inicial do projeto, de acordo com os engenheiros.
 
“Verificamos que foram utilizadas normas ultrapassadas pela empresa que fez o projeto. Também não levaram em consideração a velocidade dos ventos na região que chegam a 34 metros por segundo e naquele dia tivemos ventos de 14 metros por segundo, de acordo com o comando da Aeronáutica”, finaliza o presidente.
 
Problemas
 
Em julho deste ano, a chuva e o forte vento que caíram na região metropolitana de Cuiabá, causaram danos à estrutura do Aeroporto Marechal Rondon. Uma rajada de ar acabou entortando uma parte do forro do terminal de desembarque do aeródromo que cedeu.
 
Já em setembro, o forro do terminal voltou a sofrer por conta de uma chuva. Os passageiros que esperavam pelos voos viveram momentos de tensão quando placas do teto da praça de alimentação e nas portas de entrada começaram a cair. O acidente gerou enorme correria e pânico nas pessoas presentes.
 
No pátio das aeronaves, também foram registrados incidentes. As escadas de acesso dos passageiros aos aviões foram jogadas ao chão com a força do vento. Apesar do transtorno, em nenhum dos dois casos, houve feridos e os horários dos voos foram mantidos.

Outro lado

A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com a assessoria de imprensa da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) que informou que "A informação de falhas no projeto executivo não procede. Os projetos básicos e executivos foram elaborados pela empresa Globo Engenharia e foram parte integrante do processo licitatório conduzido pelo Estado de Mato Grosso".

Ainda foi acrescentado que após o incidente, a Infraero notificou a empresa responsável pelos projetos básico e executivo, sendo que o técnico responsável confirmou que os projetos estão adequados ao terminal de passageiros de Cuiabá.

Por fim, foi dito que: "A obra foi construída conforme o projeto executivo e não houve nenhuma crítica e/ou manifestação do consórcio durante a execução deste serviço referente a falhas de projeto. Durante a execução da obra, não houve manifestação  do consórcio sobre a possível necessidade de reforço do forro".

Atualizada ás 15h22
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet