Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Pó de Giz

Equipe da TVCA/Globo é levada para a PF após tentar entrar com 'droga' em MT; Sesp elogia ação - fotos

Foto: Divulgação

Equipe da TVCA/Globo é levada para a PF após tentar entrar com 'droga' em MT; Sesp elogia ação -  fotos
Atualização 22h44 - A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) não foi informada desta 'simulação'. A intenção seria não alertar as forças de segurança sobre a reportagem. A detenção da equipe da TV Centro América (afiliada da Rede Globo) ocorreu em uma abordagem de rotina do Gefron.


Atualização 22h41 - Os policiais do Gefron fizeram o teste na substância encontrada com a equipe da TV Centro América e constataram que o produto é pó de giz. O repórter estaria fazendo uma reportagem para o Jornal Nacional, com a intenção de mostrar a fragilidade na fronteira do Brasil com países vizinhos. A intenção seria apresentar o vídeo e levar a suposta droga para o secretário de Segurança Pública, o que não foi confirmado.

Atualização 21h47 - Por fim, Mauro Zaque ainda confirmou que a equipe do Gefron deve ser reforçada nos próximos meses. A intenção é colocar 40 novos homens para defender a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. 

Atualização 21h45 - O secretário ainda acrescentou que: "Vamos analisar este caso a fundo. Precisamos saber o que aconteceu primeiro. Devemos instaurar um inquérito, porque a máquina do Estado foi acionada para isto. Tirar recursos da fronteira para fazer uma matéria é inadmissível, se este for o caso. Parabenizo mais uma vez a equipe do Gefron pelo trabalho. Mostra que estamos atentos e protegendo a nossa fronteira. Fui promotor nesta região durante anos e sei como é difícil".

Atualização 21h42 - O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, explicou em entrevista por telefone ao Olhar Direto que os detidos estão sendo conduzidos para a Polícia Federal, em Cáceres. Lá, os testes serão feitos para determinar se a substância encontrada no veículo é cocaína: "A polícia está trabalhando, este é o trabalho do Gefron. Se for confirmado que isto foi tudo para uma matéria, eles tem de responder por isso. Tirar toda uma equipe da polícia causa um prejuízo tremendo ao Estado. É passível de pedir indenização".

Atualização 21h39 - A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com a redação da TV Centro América. O jornalista, identificado como Thiago, disse que a equipe estava tentando confirmar a informação da detenção dos colaboradores. Ainda foi dito que eles estariam produzindo uma reportagem na região. Porém, nenhum posicionamento foi dado de forma oficial até o momento.

Atualização 21h30 - A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) confirmou que o repórter e o restante da equipe da TV Centro América foram detidos e encaminhados à Polícia Federal, em Cáceres.

21h14 - O jornalista Alex Barbosa, repórter de rede da TV Centro América (afiliada da Rede Globo), foi detido no início da noite desta segunda-feira (12), por uma equipe do Gefron (Grupo Especial de Fronteira). De acordo com as informações preliminares, os militares abordaram o veículo em que ele estava e encontraram grande quantidade de pó branco (substância parecida com cocaína), envolto em papelotes.
 
Durante a ação, realizada na noite de hoje, foram detidos dois veículos que estavam na rodovia MT-070, na região de fronteira entre Cáceres e a Bolívia. Um homem, ainda não identificado e de naturalidade boliviana, era quem conduzia um dos veículos (Parati, de cor branca).
 
O boliviano relatou aos policiais que trabalha há muito tempo no Brasil e que conhece a região de fronteira muito bem.
 
Ainda conforme o que se apurou preliminarmente, o repórter da TV Centro América estaria fazendo uma reportagem sobre tráfico de drogas na região. A substância encontrada pelos policiais não seria cocaína. Porém, os militares ainda irão testar o pó branco encontrado no porta-malas.

Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet