Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Brasil

Rio Acre sobe 1 cm por hora e ultrapassa 18 metros em Rio Branco

Foto: (Foto: Assis Lima/PRMB)

Ao todo, mais de 71 mil pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Acre em Rio Branco

Ao todo, mais de 71 mil pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Acre em Rio Branco

O Rio Acre, em Rio Branco, continua subindo em média um centímetro por hora. Às 23h de segunda-feira (2) o manancial atingia 18 metros e, às 8h, desta terça-feira (3) marcava 18,09 metros. Pelo menos 17 abrigos foram montados na cidade para receber as quase 7 mil pessoas desabrigadas pela enchente. A cheia afeta diretamente 71 mil pessoas na capital. Nesta terça-feira (3), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve voltar ao estado, acompanhado de técnicos da Defesa Civil Nacional. A previsão é que ele fique dois dias no estado e visite também os municípios de Xapuri e Brasileia, devastados pela cheia do Rio Acre.


A capital do Acre vive uma cheia histórica e segue em estado de calamidade pública. Na segunda-feira, o nível passou a marca registrada em 1997, quando chegou a 17,66 metros.

Além dos abrigos no Parque de Exposições, Sest-Senat, Sesc Bosque, Ginásio do Sesi, dois comunitários no bairro Sobral e Comara, escolas começaram a receber famílias desabrigadas. Entre elas estão: Escolas Francisco Oitifica, no bairro Bahia Velha; Frei Thiago Matiole, no Bahia Velha; Escola João Aguiar no Manoel Julião e Escola Ayrton  Sena, no bairro de mesmo nome.

A situação de calamidade pública foi decretada no domingo (1), pelo prefeito Marcus Alexandre. Em coletiva na segunda, o prefeito enfatizou que Rio Branco vive a maior tragédia natural em 132 anos de existência.

Campanhas
Uma campanha para ajudar as vítimas da enchente foi lançada pelo programa Acre Solidário, encabeçado pela primeira-dama do estado, Marlúcia Cândida. Os donativos podem ser entregues na Central de Serviço Público (OCA), na Avenida Brasil; Palácio das Secretarias; Quartel da Polícia Militar; Casa Civil; Igreja Batista do Bosque; Supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Izaura Parente e Via Chico Mendes; Secretarias e autarquias estaduais.

Outra campanha 'SOS Enchente Acre', em parceria com a Diocese de Rio Branco, disponibilizou uma conta bancária para que sejam feitos depósitos de qualquer quantia. A campanha recebeu o apoio de famosos de várias parte do país. As arrecadações podem ser enviadas para a conta corrente 500-2, agência 0071-X, Banco Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet