Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Universo Jurídico

direto do stf

Roberto Gurgel diz que José Dirceu era figura central e mentor do Mensalão

Foto: Reprodução

Roberto Gurgel diz que José Dirceu era figura central e mentor do Mensalão
O ex-ministro chefe da Casa Civil da presidência na época do ex-presidente Lula, José Dirceu, é apontado pelo procurador geral da república, Roberto Gurgel, como a figura central da quadrilha criada para usurpar recursos públicos usados na compra de apoio político na Câmara, esquema que conhecido como o Mensalão.


A acusação foi lida no segundo dia do julgamento da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal. Para Gurgel, o Mensalão foi o "maior esquema" de subtração de dinheiro público da história do país e José Dirceu, na condição de líder do grupo, "exerceu papel importante no esquema".

Mensalão: Acompanhe a sessão de acusação aos 38 réus no julgamento do STF - AO VIVO

Mensalão: advogados minimizam importância e atraso de julgamento


"O ex-ministro foi a principal figura, o mentor, o grande protagonista e responsável pelo pagamento da base aliada no Congresso", descreveu.

De acordo com a denúncia lida por Roberto Gurgel, foi o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) que aproximou o empresário Marcos Valério de vários deputados federais da bancada petista e de dirigentes em Brasília.

Ele lembra que encontros intermediados pelo empresário Marcos Valério entre José Dirceu e empresários aconteciam dentro do Palácio do Planalto.

O procurador sustenta ainda que Valério sabia dos acordos de José Dirceu para o pagamento dos acordos políticos com a base aliada e que nada acontecia, segundo Gurgel, "sem o conhecimento do ex-ministro".

A sustentação oral de Roberto Gurgel começou pontualmente às 14h25 (horário de Brasília) e estava prevista para ter cinco horas de duração. A primeira pausa fi pedida pelo presidente da suprema corte, o ministro Carlos Ayres Britto, às 16h40 (horário de Brasília).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet