Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Brasil

Sabesp entregou até agora 700 caixas d'água das 25 mil prometidas

A Sabesp prometeu distribuir 25 mil caixas d'água neste ano, mas até o momento entregou apenas 700. Nesta sexta-feira (27), foram beneficiados os moradores do Jardim Régis, na região de Interlagos, Zona Sul de São Paulo. A Sabesp entregou caixas para 48 famílias do bairro já cadastradas, segundo informações do SPTV.


O projeto visa ajudar famílias de baixa renda que sofrem com redução da pressão. No Jardim Régis, os moradores chegam a ficar horas sem água com as manobras feitas pela Sabesp para evitar a perda ao longo da rede de distribuição.

Uma das moradoras, Francisca Oliveira, afirma que fica sem água todo dia e se vira como pode. “Quando falta água a gente tem que encher garrafa. Tenho um netinho pequeno. Aqui só por Jesus mesmo”, disse.

A caixa d’água é para quem ganha até três salários mínimos. A caixa distribuída pela Sabesp  tem capacidade para 500 litros. A instalação é responsabilidade dos moradores. Eles têm 30 dias para instalar, e caso isso não seja feito, a Sabesp leva a caixa d'água de volta.

O porteiro Iveilton do Nascimento já tá com a caixa d'água em casa. E até contratou até pedreiro. “Tem que usar com carinho”, disse.

A Sabesp disse que já identificou 10 mil clientes que se encaixam no programa e que as caixas serão entregues de acordo com o cadastramento dos participantes.

Cantareira

O nível do Sistema Cantareira manteve-se em 11,1%, segundo segundo boletim diário divulgado pela Sabesp nesta sexta. Com isso, as represas interrompem uma sequência de 21 dias de aumentos seguidos no nivel de armazenamento de água.

O conjunto de represas que abastece 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo conseguiu recuperar apenas o 2º volume morto neste mês de fevereiro, apesar das chuvas acima da média.

Um dos motivos que explicam a interrupção da subida de nível é o fato de ter chovido apenas 0,7 mm nas represas na quinta-feira (26). Apesar disso, a precipitação em fevereiro é de 293,7 mm, 47,5% acima da média esperada para o mês. A alta desta sexta foi 25ª de fevereiro.

Rodízio

Em sessão da CPI da Sabesp realizada nesta quarta-feira (26) na Câmara Municipal, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, afirmou acreditar que não será necessária a implantação de um rodízio de água na Grande São Paulo.

"Minha percepcão é que não será necessário fazer rodízio. Porque eu fiz contas de quanta água temos em estoque, de quais os cenários de quanta água pode chegar e de quanta água está saindo", afirmou, ressaltando não ser possível garantir que não haverá rodízio.

Segundo ele, as chuvas de fevereiro mudaram os prognósticos. O sistema Cantareira começou o mês com 5% da capacidade. As represas só terão recuperado a primeira cota do volume morto quando alcançarem 29,2% da capacidade.

Entre os demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo, apenas o Rio Grande Caiu. O Alto Tietê permaneceu estável novamente, e os demais tiveram alta.

A multa foi de 40% para quem consumiu até 20% a mais do que a média do período anterior e a taxa foi de 100% para quem utilizou mais que 20%. A medida é válida somente na parte do gasto de água encanada, que representa metade do valor da conta. Os outros 50% são referentes ao serviço de coleta de esgoto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet