Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Educação

comissão de educação

Ságuas indica Abicalil a receber edição 2014 do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação na Câmara

Foto: Olhar Direto

Ex-deputado receberá medalha em novembro

Ex-deputado receberá medalha em novembro

O ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT) foi indicado para concorrer à edição 2014 do Prêmio Darcy Ribeiro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O autor da indicação foi o deputado Ságuas Moraes (PT), membro titular da Comissão de Educação da Casa.


A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pela Comissão de Educação entre aquelas indicadas por membros do Congresso Nacional, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação brasileira.

Leia mais
Blairo pede para Cidinho continuar no Senado e estuda entrar com nova licença do mandato
“Abicalil é referência ética, intelectual, programática para o PT em MT e no país”, elogia Lúdio

Foram feitas nesta edição 30 indicações e os escolhidos pela Comissão de Educação foram definidos em votação ocorrida na reunião ordinária desta quarta-feira (16.7). O prêmio será entregue dia 18 de novembro deste ano.

Nascido em Nova Friburgo (RJ) em 1962 e professor do ensino básico em Mato Grosso, Abicalil recebeu o maior número de votos, 21 no total. Os outros dois agraciados foram o professor e linguista Luis Antônio Marcuschi, da Universidade Federal de Pernambuco, com 12 indicações, e a professora Eliza Flora Muniz, da Universidade Estadual do Maranhão, que recebeu 9.

Até Ságuas retomar o mandato federal - após a morte prematura de Homero Pereira -, Carlos Abicalil tinha sido o último representante da bancada federal a fazer parte da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Depois de perder a eleição para o Senado para Pedro Taques (PDT) e ficar sem mandato, Carlos Abicalil ocupou o cargo de secretário de articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação na gestão de Fernando Haddad. Saiu do governo com a chegada de Aloísio Mercadante. Atualmente é assessor parlamentar da Liderança do Governo no Congresso.

Também foram indicados ao prêmio Ruth Prestes Gonçalves, Instituto Cultural Steve Biko, Antônio Carlos Dela Coleta, Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra, Ruth Pinheiro da Silva, Lori Alice Gressler, A Hora da Criança, Instituto Atos, Edgar Linhares Lima, União de Núcleo, Associações e Sociedades dos moradores de Heliópolis – Unas, Neroaldo Pontes, Associação Crescer Sempre, Obra Social Dom Bosco, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Isadora Faber, Moacir de Souza, Colégio Santa Cruz, Associação Nosso Sonho, Instituto Olga Kos, Escola de Gente, Mara Siaulys, Instituto Rodrigo Mendes, Entidade Casa do Zezinho, Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular, Paulo Mac Donald Ghisi, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet