Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

após 200 anos

Santa Casa de Cuiabá fica sem recursos e fechará as portas antes da Copa do Mundo

Foto: Da Assessoria

Santa Casa de Cuiabá fica sem recursos e fechará as portas antes da Copa do Mundo
A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá pode fechar as portas a qualquer momento. De acordo com a unidade, por meio de sua assessoria, a previsão é de que o hospital seja fechado antes mesmo do início da Copa 2014. Isso colocará fim a uma trajetória de quase 200 anos de prestação de serviço à saúde em Mato Grosso. Um dos motivos; são os graves problemas financeiros agravados com os atrasos nos repasses dos governos que impedem a continuidade nos atendimentos.


Leia mais

Hospital abre 126 novos leitos mas não supre demanda de Cuiabá

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, a Santa Casa vende serviços para os governos do Estado e Municipal. Atualmente o Estado utiliza apenas os de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo o presidente do hospital, Antônio D'Oliveira Gonçalves Preza, o Estado está em déficit com a unidade de saúde.

O fechamento ainda pode agravar ainda mais a escassez de leitos em Cuiabá, atualmente estimado em 2.700, segundo a própria Secretaria Municipal de Saúde. Com 197 anos de existência, anualmente a Santa Casa realiza mais de 7.500 cirurgias e dispõem de mais de 200 leitos, sendo que a maior parte destes está cadastrada para atendimento pelo Sistema Único de Saúde.

Com um corpo de quase 660 funcionários, o hospital tem dificuldade em manter seus salários e, em caráter emergencial, lançará uma campanha de “adoção de uma enfermaria". A proposta é que os apoiadores a custear as 42 enfermarias da unidade.

A Santa Casa conta hoje com mais de 20 especialidades e possui o maior centro pediátrico do Estado. A unidade conta com oncologia infantil, cardiologia, gatroenterologia, nefrologia com hemodiálise, neurologia, infectologia, cirurgia geral, clínica médica e Pronto-Atendimento Infantil.

Outro motivo que dificulta os trabalhos do hospital é a falta de ambulâncias. Conforme a assessoria, atualmente a unidade possui apenas dois carros antigos que funcionam precariamente.

A instituição conta hoje com o apoio de pessoas e algumas associações, porém a o número de colaboradores ainda não é suficiente para manter ‘viva’ a unidade. Os interessados em contribuir podem entrar realizar deposito na conta da Santa Casa cujo o banco é Sicoob/Coopertec agência 4240-4 e conta corrente de número 91.000-7.

Outro lado

Em contato com a Secretaria de Saúde do Estado, a sua assessoria de imprensa informou que quem possuiu contrato com a Santa Casa é o Município e que os repasses do Governo Estadual com a Prefeitura de Cuiabá estão em dia. A reportagem do Olhar Direto ainda aguarda o retorno da assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet