Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

região metropolitana

Saúde e mobilidade são gargalos para Agência Metropolitana; Taques defende gestão integrada

Foto: José Luiz Medeiros / Gcom-MT

Saúde e mobilidade são gargalos para Agência Metropolitana; Taques defende gestão integrada
O novo Conselho Deliberativo Metropolitano (Codem) tomou posse nesta segunda-feira (25), e funcionará pelo biênio 2015-2017. O Codem é formado por nove membros do governo e nove membros da sociedade civil, e o presidente é o governador Pedro Taques (PDT). Na ocasião, o governador também assinou o decreto que regulamenta a lei 499/2013, que trata da região metropolitana e do fundo, que será alimentado pela fonte 100 do Estado e também de recursos dos quatro municípios. A região metropolitana é formada por quatro municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento.


Leia mais:
Lucimar Campos nomeia 91 servidores na Prefeitura de Várzea Grande; veja lista

“Temos que tratar os quatro municípios como uma região metropolitana, e pensar o desenvolvimento de forma uniforme. Temos que pensar na saúde de forma interligada, bem como o transporte, a infraestrutura, o meio ambiente. Em São Paulo, vários municípios conurbados são tratados como uma região administrativa, têm um órgão gestor”, disse Pedro Taques.

Para o governador, o principal gargalo da região é o atendimento precário da saúde, seguido pela mobilidade urbana, pois é preciso saber como integrar o transporte coletivo da região. A preservação comum do meio ambiente e do Rio Cuiabá, além da gestão do lixo, são preocupações também.

Apenas dois prefeitos compareceram à reunião, Lucimar Campos (DEM), de Várzea Grande, e Valdir Ribeiro, de Santo Antônio de Leverger. "As reuniões são importantes para somar. O conselho ajudará a definir um conjunto de programas que levarão desenvolvimento a toda a região", disse a prefeita. 

Sem plano diretor

A Agência de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Agem) trabalha na elaboração do termo de referência para licitar o plano diretor da integração dos quatro municípios da região metropolitana – Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento. Apesar de a Agem estar em funcionamento desde 2013, bem como o Codem, o plano diretor ainda não foi licitado. 

A nova presidente da Agem, a arquiteta Tânia Matos, que assumiu o cargo este ano, argumentou que, sem isso, a Agem não pode trabalhar em projetos para atender os municípios da região, pois depende do planejamento contido no plano diretor. A expectativa dela é concluir a licitação até o final deste ano.

“Esse plano diretor integrado trará o planejamento da gestão metropolitana, englobando os quatro municípios. Ainda não temos estimativa de quanto custará, porque ainda estamos elaborando o termo de referência. Mas a ideia é licitar até o final do ano, para que em janeiro a empresa vencedora já esteja trabalhando no plano diretor”, disse.

O plano diretor deve trazer diretrizes para o planejamento da gestão metropolitana, além de tratar do uso e ocupação do solo, meio ambiente, saneamento, desenvolvimento econômico e social, além de mobilidade urbana. A partir daí, serão feitos os planos setoriais que tratam de cada um das áreas de interesse comum, como transporte coletivo, gestão dos resíduos sólidos, entre outros.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet