Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Secretário da ONU pede 'novo rumo' para o planeta na Cúpula do Clima

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira (23) aos líderes mundiais para estabelecer um "novo rumo" ante os perigos do aquecimento global.


Ele discursou na abertura da Cúpula do Clima das Nações Unidas, em Nova York, que conta com a participação de mais de 120 chefes de Estado e de Governo. A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, devem falar para a plenária durante o evento.

"A mudança climática é a questão crucial de nossa era. Está definindo nosso presente. Nossa resposta definirá nosso futuro", afirmou Ban no discurso de abertura da reunião em Nova York, onde são esperados anúncios de compromissos que facilitem a conclusão de um acordo na conferência internacional de 2015 em Paris.

O ator Leonardo Di Caprio, que foi nomeado mensageiro da paz da ONU, pediu aos governantes que é preciso acabar com a poluição e que a "mudança climática é a nossa maior ameaça de segurança". "Eu era um dos 400 mil que marcharam em Nova York pela ação climática", disse ele, referindo-se à passeata que aconteceu neste domingo (21) em diversas cidades do mundo.

O objetivo da cúpula é compartilhar experiências aplicadas em cada país para reduzir os fatores que provocam as alterações climáticas e definir os passos que irão tomar nas áreas mais críticas para que a temperatura do mundo suba menos de 2°C. O encontro servirá ainda como prévia da Assembleia-Geral da ONU, que será realizada nesta quarta-feira (24).

Durante todo o dia, os líderes dos países, inclusive o Brasil, vão apresentar seus trabalhos em discursos de até quatro minutos, para anunciar novas ações que estejam implementando em nível nacional, especialmente nas áreas de financiamento; eficiência energética; energias renováveis; adaptação; redução do risco de desastres e resiliência; florestas; agricultura; transporte; poluentes climáticos de curta duração; e cidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet