Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

rumores negados

Secretário se reúne com Consórcio VLT para alinhar novo cronograma

Foto: Wesley Santiago - Olhar Direto

Secretário se reúne com Consórcio VLT para alinhar novo cronograma
O secretário de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, se reuniu na manhã desta quinta-feira (15) com representantes do Consórcio VLT para iniciar as conversas sobre um novo cronograma para as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O gestor da pasta ainda negou os rumores de que as empresas estariam deixando as obras do novo modal.


Leia mais:
Estudo de Taques aponta inexistência de tecnologia para operar VLT em Cuiabá e falta de cronograma factível
 
“Eu tive uma reunião na manhã desta quinta-feira com os representantes do Consórcio VLT e nós iniciamos as conversas para definir um novo prazo. Temos até o dia 30 de janeiro para apresentar o novo cronograma”, disse ao Olhar Direto o secretário. O gestor ainda negou os rumores de que as empresas iriam abandonar os trabalhos: “Não procede isso (abandono). Tivemos uma boa reunião hoje e nada a respeito disto foi mencionado”.
 
Gustavo ainda explica que antes do novo cronograma ser apresentado, uma audiência pública será feita para esclarecer vários pontos junto à população. Vale lembrar que o acordo feito com o Governador do Estado, Pedro Taques (PDT), prevê que as datas estejam estipuladas até fim deste mês.
 
A assessoria de imprensa do Governo do Estado também negou os rumores. Instado sobre o assunto, um representante do Consórcio VLT disse apenas que não teria nada a declarar. Vale lembrar que as obras consumiram cerca de R$ 900 milhões, dos quase 1,5 bilhão que estão previstos.
 
Incógnita
 
O diagnóstico do atual governo realizado pela equipe de transição do governador eleito Pedro Taques (PDT) apontou diversos problemas nas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que foram geridas por Silval Barbosa (PMDB). Apesar da obra ter 72% do valor pago, apenas 50% das obras executivas estão prontas.
 
O estudo apontou ainda que há inexistência de tecnologia apropriada no país para viabilizar a operação do VLT. Vale lembrar que os trens e sistemas do novo modal já estão pagos e montados, porém, ainda não têm condições de operar, já que as vias e as estações do novo modal não estão prontas. Por conta de todas as patologias detectadas, o estudo concluiu que não há previsão para a finalização concreta das obras.
 
VLT
 
No total, serão 22 km divididos em duas linhas do VLT. A primeira ligará o Aeroporto até o CPA (Centro Político Administrativo), enquanto a outra conectará o Coxipó ao Centro da capital mato-grossense. O projeto inicial previa a entrega do novo modal em março deste ano, antes da Copa do Mundo de 2014 o que não chegou nem perto de acontecer.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet