Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

EDIÇÃO EXTRA

Secretários de Estado e dono de gráfica Print prestam depoimento e são liberados

Foto: Olhar Direto

Secretários de Estado e dono de gráfica Print prestam depoimento e são liberados
Os secretários adjuntos de Comunicação de Mato Grosso, Elpídio Spiezzi, o secretário de Administração, coronel José Nunes Cordeiro e o empresário Fábio Defanti, um dos sócios da gráfica Print, apontada como principal beneficiada do esquema, foram colocados em  liberdade na noite desta sexta-feira, 19, após prestarem depoimento a delegada fazendária Liliane Murata, da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz). Fábio se apresentou nesta manhã e permaneceu detido por cerca de 12 horas.  A informação é do delegado titular da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários de Mato Grosso (Defaz) , Carlos Cunha.

Leia Mais:
Polícia apura se R$ 40 mi de licitação superfaturada serviu para financiar campanhas; 11 empresas investigadas

A gráfica Print da qual são sócios, Fábio e Dalmi, é apontada pela Polícia Civil como sendo beneficiária de um esquema de superfaturamento estimado em R$ 40 milhões.

Já os empresário Dalmi e Jorge Defanti permanecem detidos, juntamente com Alexandro Francisco Nogueira. Eles estão no Centro de Custódia da Capital (CCC) e só devem ser ouvidos na segunda-feira, 22.  
A operação que investiga o esquema  foi deflagrada na manhã da última quinta-feira, 18, batizada como ‘Edição Extra’ e aponta uma série de vícios no processos licitatório 93/2011.

O  esquema de superfaturamento, segundo a Polícia, pode  ter sido empregado para lavagem de dinheiro em Mato Grosso. A Defaz  avalia ainda se o montante pode ter sido  usado para o financiamento de campanhas no Estado. No total, 16 mandados de busca e apreensão foram expedidos durante a operação e a polícia ainda apura ainda se 11 empresas do ramo gráfico também participaram do esquema.

Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na Secretaria de Estado de Comunicação, instalada no Palácio Paiaguas. Os policiais permaneceram no local por mais de três horas e saíram munidos com documentos e mídias.

Em depoimento, segundo informa o delegado Carlos Cunha, o secretário da SAD afirmou que assina uma série de documentos elaborados pelo setor jurídico da pasta diariamente e desconhecia qualquer fraude.  Já o atual assessor especial da Secretaria de Comunicação, Elpídio (que era o fiscal do contrato de licitação) negou qualquer fraude e reafirmou que não tinha nenhuma participação quanto a contratações de empresas. Já o empresário Fábio Defanti declarou que atua de forma mais intensa no ramo de produções artísticas e que desconhece qualquer crime. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet