Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Educação

Seel-MT parabeniza profissionais de Educação Física

Por trás de um renomado atleta há sempre um treinador dedicado. E quando o esportista é aplaudido no pódio, é importante lembrar o papel desse profissional que trabalha todo dia junto com o atleta no exercício da superação. Esse é um dos cenários de atuação do profissional de Educação Física, cujo dia é comemorado nesta segunda-feira, 1º de setembro, e lembrado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT).


“É fundamental que o profissional de Educação Física seja valorizado pela sociedade, pois é ele quem atua na prevenção e promoção de saúde de indivíduos ou grupos por meio do planejamento, execução e avaliação de programas de atividades físicas. É ele também que prepara os nossos atletas, treinando-os tecnicamente e estimulando-os à persistência e foco para conquistar resultados. Dessa forma, o profissional de Educação Física, atuando nos bastidores, é primordial para o desempenho dos atletas e para o fortalecimento do esporte, além de contribuir para um importante trabalho de inclusão social”, destaca o secretário-adjunto de Esportes e Lazer (Seel-MT) em exercício, Márcio José Nogueira.

Outro pilar de atuação desse profissional é na promoção da qualidade de vida dos cidadãos, orientando as pessoas em academias, parques ou mesmo nas ruas, para a prática correta da atividade física. Em Mato Grosso são 3.650 profissionais registrados no Conselho Regional de Educação Física. O presidente da seccional Mato Grosso, Carlos Eilert, explica que a profissão é regulamentada há 16 anos e destaca a importância da atuação dos profissionais com registro, uma vez que a busca do bem-estar deve estar aliada à prática de atividades físicas de forma responsável. “A sociedade precisa estar atenta ao profissional habilitado, pois o registro a ampara quanto à legalidade do trabalho exercido por ele”.

O profissional de Educação Física é aquele graduado em licenciatura ou bacharelado. O curso de licenciatura forma professores para a educação básica. E o bacharel é aquele que atua como orientador em clubes, academias, hospitais e exerce a função de "personal trainer".

Uma curiosidade é o termo usado para designar o profissional. É muito comum ouvir a expressão “educador físico”, que deve ser evitada. No Código Brasileiro de Ocupações, do Ministério da Educação, nas publicações do Conselho Federal de Educação Física e na legislação em geral, a referência é “profissional de Educação Física” para designar os bacharéis, licenciados e provisionados (que têm registro mas não são graduados).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet