Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Seminário estadual debate fortalecimento da socieducação

Com a temática voltada para a socioeducação a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT) realiza o I Seminário Estadual da Rede Socioassistencial: Fortalecendo a Socioeducação, por meio da Gerência de Educação e formação profissional do Sistema .Socioeducativo de Mato Grosso. Evento que acontece durante todo o dia desta segunda-feira (17.11) no Salão Nobre Secretário Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás.

 
O objetivo principal do seminário é promover a discussão entre a rede socioassistencial sobre a prática da socioeducação e pactuar melhorias, reflexões acerca da prática e os desafios para a sua implementação junto a rede socioassistencial, os limites, desafios e as estratégias para o fortalecimento e o atual contexto, discutindo estratégias para os próximos anos.
 
O secretário da Sejudh, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, destacou o esforço dos servidores para fortalecer a rede. “Neste período que ficamos à frente da pasta estamos avançando no processo de fortalecimento do Socioeducativo. Os servidores irão elaborar um plano decenal, pela primeira vez elaborado só por eles, sem a interferência da gestão. Eles é que irão pensar o que se tem de fazer para melhorar nos próximos 10 anos, isso fortalece o trabalho desenvolvido para a melhoria da rede”.
 
Esse seminário estadual finda o ciclo de seminários realizados nos municípios polos, onde possui unidade socioeducativa: Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. “O adolescente aprende pela autoridade e não pela violência. Autoridade precisa de relação humana, ou seja vínculo. A ausência de disciplina é negligência, temos que zelar e muito pela disciplina dos adolescentes. E este seminário é fundamental para a formação deste sistema, pois é complexo e difícil de se desenvolver, e este tipo de atividade é o momento que o socioeducador tem de refletir sobra a sua ação, de receber reflexões externas, e aprimorar o seu trabalho”, afirmou o dr Paulo César Duarte Paes, representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que foi um dos palestrantes com o tema “Socioeducação: Uma nova Perspectiva aos Adolescentes Privados de Liberdade”.
 
Durante todo o ciclo de seminários, aproximadamente 600 pessoas, profissionais da rede sociassistencial, profissionais da rede de garantia de direitos, acadêmicos e educadores puderam conhecer e debater sobre diversas temáticas polêmicas, dentre elas a incompletude institucional, redução da maioridade penal, indisciplina escolar, o papel da educação nas práticas da socioeducação e etc.
 
Agora à tarde, alem das palestras os servidores irão elaborar o Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Estado de Mato Grosso.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet