Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Senado elege presidentes de três comissões permanentes

O Senado Federal confirmou nesta terça-feira (3) o nome dos presidentes de três comissões permanentes da Casa para os anos de 2015 e 2016. Os indicados já haviam sido definidos pelos partidos na última semana, após acordo entre líderes partidários, mas ainda faltava a confirmação por meio da análise de casa colegiado .


O senador petista Paulo Paim (RS) foi confirmado na presidência da Comissão de Direitos Humanos (CDH). Paim já presidiu o mesmo colegiado entre 2007 e 2008 e entre 2011 e 2012. A Comissão de Ciência e Tecnologia confirmou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) para a presidência. Já o senador Otto Alencar (PSD-BA) presidirá a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.

Os líderes das bancadas do Senado já definiram os partidos que presidirão as outras comissões permanentes da Casa, mas os nomes ainda não foram anunciados. A escolha das legendas respeitou o critério de proporcionalidade, que permite que os partidos com mais representantes no Senado escolham as comissões que querem presidir.

Além da CDH, o PT comandará a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A expectativa é de que o nome escolhido seja o de Delcídio do Amaral (MS) ou de Gleisi Hoffmann (PR). O PSDB ficará com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que deve ser presidida pelo senador Aloysio Nunes (SP).

PSB, PP e DEM também terão direito a presidir uma comissão na Casa cada. O senador Romário (PSB-RJ) deve comandar a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Ana Amélia (PP-RS) deve ficar a frente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. Já a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) deve ficar a cargo do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet