Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

anticandidatura

Senadores defendem candidatuta de Taques e atacam Renan Calheiros

Foto: Olhar Direto/Olhar Jurídico

Senadores defendem candidatuta de Taques e atacam Renan Calheiros
A candidatura de Pedro Taques (PDT-MT) para a presidência do Senado recebe o apoio de diversos parlamentares contrários ao nome de Renan Calheiros (PMDB-AL) para comandar a Casa. Senadores de todas as bancadas usam a tribuna neste momento para discursos sobre a eleição, que ocorre nesta sexta-feira (1.2).


Randolfe retira nome na última hora e Taques encabeça oposição contra Renan Calheiros no Senado
Em último esforço, Taques pede votos a opositores de Renan Calheiros pela Presidência do Senado

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que a renovação do Senado e do Congresso Nacional ocorrerá com a eleição de Pedro Taques (PDT-MT) para a Presidência da Casa.

Ao defender renovação, João Capiberibe (PSB-AP) disse que existem dois candidatos: "um velho, desgastado e com telhado de vidro e outro que representa a oxigenação da Casa".

Já o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) disse que o PSB defende a candidatura de Taques por acreditar que ele “representa os anseios do povo brasileiro pela moralização do Congresso Nacional”.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) reconheceu a praxe de o partido com a maior bancada indicar o presidente do Senado, mas lamentou o que considerou "falta de diálogo" no encaminhamento da candidatura do PMDB.

Em pronuncimaneto de apoio à candidatura do senador Renan Calheiros, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) pediu que os senadores não se deixem influenciar por “nenhum gesto de contaminação” e observem o princípio da proporcionalidade representativa na Casa, uma vez que o PMDB é o partido com maior número de senadores.

O novo presidente deverá obter a maioria em votação secreta, quando deverão estar presentes pelo menos 41 dos 81 senadores. A eleição ocorrerá em turno único, e só haverá nova votação no caso de se registrar um empate entre dois ou mais candidatos.

Nesta sexta, o candidato à presidência irá receber de representantes de entidades organizadas, um abaixo-assinado feito na internet contra a candidatura do peemedebista. A petição eletrônica lançada na quinta-feira passada atingiu 300 mil assinaturas em uma semana; e pede que os parlamentares escolham um nome “ficha limpa” para ocupar o cargo.

Atualizada às 11h07
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet