Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Esportes

Série B do Rio: briga teve participação de organizadas dos grandes cariocas

Na última quarta-feira, o confronto de torcedores no jogo entre America e Olaria, pela Série B do Carioca, terminou com duas pessoas feridas. Uma delas perdeu a mão direita na explosão de um rojão. De acordo com o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), João Fiorentini, a briga teve a presença de integrantes de torcidas organizadas dos grandes clubes do Rio de Janeiro. Eles estariam usando partidas de menor apelo em divisões inferiores para marcarem conflitos.


- Pelo que a gente acompanhou nas redes sociais, vimos que o torcedor que perdeu a mão pode ser integrante de uma torcida organizada do Vasco, mas ainda não podemos dar certeza. O rapaz só perdeu uma das mãos também porque foi atacar um outro com o rojão. Se não atacasse, nada disso teria acontecido - disse João Fiorentini.

Além de vascaínos, flamenguistas, botafoguenses e tricolores já foram encontrados em brigas nas partidas de times de menor expressão. Para Fiorentini, esse é um dos problemas em que a polícia tem de enfrentar, cogitando até tirar policiais das ruas para aumentar o efetivo em jogos e diminuir o campo de ação das torcidas organizadas.

- Esse é o problema com os clubes de menor expressão. Existe a migração de integrantes das torcidas organizadas dos grandes para clubes da série B e C. Eles acabam explorando essa vertente para conseguir marcar suas brigas.Nós seguimos monitorando para tentar antecipar para que não haja problemas. 

O problema vai além das brigas. Segundo o comandante do Gepe, a lei apresenta falhas. Usou o jogo entre Fluminense e Vasco, no Engenhão, pela sexta rodada da série A do Carioca, como exemplo. Na ocasião, a polícia prendeu 118 integrantes de torcidas organizadas das duas equipes e, em menos de uma semana, estavam soltos.

- Infelizmente a lei é falha. A gente prende e depois os caras são soltos. Por exemplo, no jogo entre Fluminense e Vasco. Foram 118 presos que foram soltos depois de cinco dias.

Os dois torcedores feridos são Jeferson do Nascimento Graton, 23 anos, que perdeu a mão direita com a explosão de um rojão, e permanecia em estado grave. O outro torcedor é Luiz Gustavo Souza Bonfim, 18 anos, que teve ferimento no olho esquerdo.

Após incidente, Olaria promoverá "jogo da paz"

Nesta quinta-feira, um dia depois da briga do lado de fora do estádio Giulite Coutinho, America e Olaria divulgaram comunicados oficiais lamentando e repudiando a violência no futebol. O clube da Rua Bariri, inclusive, convoca a torcida para um gesto simbólico de paz na próxima rodada, quando o time recebe o Duque de Caxias no Estádio Dr. Mourão Vieira Filho, às 15h (de Brasília), pela quinta rodada da Taça Corcovado, segundo turno da Série B estadual. A diretoria pediu aos torcedores para comparecerem usando camisas brancas, pedindo paz no esporte.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet