Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Setas vai regionalizar serviço de acolhimento de menores

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) vai regionalizar os serviços de acolhimento de menores, abrindo até 40 novas vagas no interior. Na primeira etapa, quatro cidades vão receber investimentos financeiros e apoio técnico: Cláudia (1.571 km de Cuiabá), Porto Alegre do Norte (986 km de Cuiabá), Nortelândia (230 km de Cuiabá) e Chapada dos Guimarães (67,8 km de Cuiabá). 


O modelo a ser desenvolvido e aprimorado é o de Casas Lares, em atendimento às normas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento e adequar o acolhimento de crianças, adolescentes e jovens. O desenho da regionalização dos serviços de acolhimento foi apresentado na manhã desta segunda (20.07), com a presença de representantes de oito cidades, técnicos da Setas e o secretário Valdiney de Arruda. 

Foram realizados estudos detalhados para definir os municípios que receberão investimentos, levando em conta os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, como a população da cidade, incidência de casos de acolhimento e distância dos municípios até as sedes de acolhimento mais próximas. 

“É importante ressaltar que estes investimentos vêm para solucionar uma demanda antiga de cidades que necessitam dos serviços, mas têm dificuldade com o aporte financeiro. Nós não estamos trabalhando a regionalização dos polos mais ricos, nos estamos fomentando realmente quem precisa”, destacou o secretário. 

Valdiney ainda explicou que os estudos que levaram à escolha dos municípios-sede e vinculados levaram em conta os parâmetros definidos em âmbito nacional. “Estes estudos são primordiais para que não haja vagas que poderão ficar ociosas, e para não faltar em outras cidades com necessidade. Esta é a primeira etapa da regionalização, mas o estado ainda pretende avançar muito neste sentido”, afirmou. 

Também participaram da apresentação representantes dos municípios de União do Sul (651 km de Cuiabá), Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá), Santo Antônio do Leverger (34,3 Km de Cuiabá), Nova Marilândia (238 Km de Cuiabá) e Denise (209 Km de Cuiabá).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet