Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Tensão no Araguaia

Silval fala com ministros sobre Suiá Missú e vê 'decisão' de caso no STF

Foto: Assessoria Aprosum

Silval fala com ministros sobre Suiá Missú e vê 'decisão' de caso no STF
O governador Silval Barbosa (PMDB) afirma “estar acompanhando” o conflito de desocupação do distrito e da gleba Suiá Missú, na área indígena Marãiwatsédé, na região do Araguaia (MT). Ele relata que falou nesta sexta-feira e esteve nesta semana em reuniões com autoridades para buscar solução para o conflito que dura décadas entre índios e não índios.


“Falei hoje com o ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo) e a ministra Gleisi Hoffmann para achar solução”, informa à reportagem do Olhar Direto. “Decisão política não, tem que ir para decisão do STF e do Tribunal Regional onde está o processo”.

Ministra pede atenção a ministro da Justiça sobre abusos em Suiá Missú
Forças policiais fecham acesso à Suiá Missú para notificar desocupação

Silval afirma que há muito tempo e, principalmente nos últimos meses, tem alertado autoridades do governo federal sobre o iminente conflito que pode levar a enfrentamento físico entre forças policiais . “Venho alertando todas as autoridades há muito tempo”.

A tensão aumentou nesta sexta-feira entre a comunidade do distrito de Estrela do Araguaia (Posto da Mata), quando soldados do Exército, da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal interditaram a BR-158 para notificar decisão da justiça para desocupar a área.

Uma unidade da PRF foi tombada por populares após tensão e uma pessoa ter passado mal por não conseguir ser levada para cuidados médicos, de acordo com jornalistas da região. A rodovia foi liberada após as 18 horas.

A área de conflito de cerca de 168 mil hectares fica no distrito, entre os municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, cerca de 1.000 Km a nordeste de Cuiabá, entre Mato Grosso e Tocantins.

Cerca de 7 mil pessoas precisam ser retiradas do local, demarcado com terra indígena em 1998 pelo governo federal. Se desocupada, a área deve ser revertida para a Funai para destinar a 150 índios da etnia Xavante.

Em setembro, índios e moradores chegaram a bloquear a área diante de decisão para desocupar a área.

Silva está no interior de Mato Grosso. Ele se reuniu com empresários mineiros e o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB) para apresentar informações socioeconômicas aos investidores que pretendem investir em shopping center na cidade e em Sorriso.

Quando falou à reportagem no início da noite, estava em reunião com cooperados em Peixoto de Azevedo, no extremo norte de Mato Grosso, a cerca de 700 Km de Cuiabá.


Atualizada às 18h56
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet