Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

TREINAMENTOS

Simulação de acidente mobiliza Corpo de Bombeiros, Ciopaer e Samu

Foto: Max Aguiar - OD

Simulação de acidente mobiliza Corpo de Bombeiros, Ciopaer e Samu
A simulação de salvamento realizada na tarde desta sexta-feira (12) nas dependências do Ginásio Aecin Tocantins, mostrou que as forças de Segurança Pública de Cuiabá estão prontas para atuar em caso de urgência com muita rapidez. Os trabalhos estavam marcados para começar às 15 horas e exatamente 20 minutos depois do horário proposto todos os alunos que se transformaram em vítimas já estavam dentro das ambulâncias e encaminhados para as unidades de saúde.


Em simulação, Brasília usa figurantes caracterizados de vítimas em estádios
Simulação por computador indica que pode haver vida em vários outros planetas

O curso de salvamento começou na segunda-feira passada e encerrou-se com os trabalhos práticos utilizando as forças do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Ciopaer e SMTU. As aulas foram ministradas pelo Tenente Coronel Marcelo Fraiha, chefe do Resgate do Corpo de Bombeiros de Campo Grande-MS. O carrega consigo 19 anos de corporação e mais de 90 certificados de salvamentos, incluindo cursos internacionais de resgate.

A simulação contou com seis alunos que se passaram por vítima. O roteiro contava com uma colisão entre veículos e que uma condutora estava em estado grave dentro de um dos veículos e os outros cinco estavam espalhados pela pista esperando ajuda.

O resgate chegou e de imediato a equipe se dividiu. De acordo com o comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Silvio Santos, esse trabalho já é feito em rodovias e acidentes de grandes proporções. “O Corpo de Bombeiros chega, retira as vítimas das ferragens e entrega para o Samu fazer os primeiros cuidados. Se necessário conduzir para longe, o helicóptero do Ciopaer é acionado e a vítima é transferida com mais agilidade. É um trabalho de inclusão”, contou o comandante Silvio.

Várias pessoas se reuniram nas proximidades do local para acompanhar o trabalho de treinamento. O trânsito não sofreu alteração, mas agentes da SMTU ficaram de prontidão nas proximidades, principalmente evitando que veículos se aproximassem do local de pouso do helicóptero.

A simulação, segundo o coronel Fraiha, é necessário para a integração das forças, principalmente em momento de preparação para a chegada da Copa do Mundo, em 2014. “Ano que vem vamos ter o maior evento de futebol do mundo e Cuiabá está credenciada para participar. Esse trabalho de preparação vai continuar. Isso aqui foi apenas uma parte, ainda temos outros pontos a serem treinados. Estamos reciclando os militares que já participaram deste curso para entrar na instituição. A Copa do Mundo é um evento que acontecerá não para nos testar e sim para mostrar que estamos preparados para qualquer tipo de acontecimento, que se for pensar pelo lado de acidente, é rotina no dia-a-dia”, observou Fraiha.

Participaram do curso durante a semana 40 militares. Na simulação estavam presentes 31 integrantes do Corpo de Bombeiros, cinco do Ciopaer e quatro do Samu. Ainda estavm na retaguarda cinco agentes da SMTU e duas viaturas com quatro policiais militares, que na simulação chegaram para isolar o local.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet