Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Sem recuo

Sob protestos e com chance de assumir AL, Fabris insiste em vaga no TCE

Sob protestos e com chance de assumir AL, Fabris insiste em vaga no TCE
O suplente de deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), que está em exercício na vaga do licenciado José Domingos Fraga (PSD), não quer saber de outra coisa a não ser uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Nem recentes protestos contra sua indicação e a chance de assumir pelos próximos quatro anos a vaga de deputado estadual, em um acordo que levaria Fraga ao TCE, o fizeram arrefecer.


Leia também:
Corecon aponta legalidade nos cálculos das cartas de crédito; Gilmar estranha ação do MP
Gilmar Fabris denuncia 'supersalários' e convoca para esclarecer sua participação nas cartas de crédito
Manifestantes fazem abraço simbólico no Tribunal de Contas e cobram Ficha Limpa para conselheiro


Fabris trabalha fortemente para conseguir o posto de conselheiro, que deve ser indicado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na vaga a ser aberta por Humberto Bosaipo. Nos últimos dias fez um próprio dossiê de 34 páginas para provar que preenche todos os requisitos necessários para a cadeira, inclusive com “notório saber e experiência”. Um dos argumentos de Fabris, que consta do documento, é o fato de ele ter concorrido na eleição passada, com candidatura homologada pela Justiça Eleitoral, o que significa que ele é “ficha limpa”.
 
Gilmar Fabris ficou com a primeira suplência do PSD na Assembleia Legislativa, com uma diferença de apenas 38 votos para o quarto deputado eleito pela legenda, Pedro Satélite. Nas últimas horas, foi ventilada uma suposta amarração que conduziria Fraga ao TCE, com o aval dos deputados estaduais, trazendo Fabris para a vaga de deputado para nos próximos quatro anos. Gilmar, no entanto, recusa a proposta e almeja o cargo vitalício no Tribunal de Contas.
 
Outro obstáculo para Fabris garantir sua cadeira de conselheiro tem sido a rejeição ao seu nome por setores da sociedade, que na última terça-feira fizeram um ato de um abraço simbólico ao prédio do TCE (veja aqui), pedindo mudanças nos critérios de escolha para o cargo no Tribunal de Contas. Neste caso, a estratégia de defesa do parlamentar foi o ataque. No dia seguinte ao ato, ocupou a tribuna da assembleia (veja aqui) e chamou de ‘marajás’ servidores que liderariam o movimento contra seu nome e  convocou uma coletiva de imprensa (veja aqui) para ‘explicar sua inocência’ no caso que ficou conhecido como “cartas marcadas”.

Além de Gilmar Fabris e José Domingos Fraga, aparecem como prováveis candidatos à vaga a candidata derrotada na disputa ao governo de Mato Grosso, Janete Riva (PSD) e até mesmo o governador Silval Barbosa (PMDB), cujo mandato se encerra em 31 de dezembro. O conselheiro Humberto Bosaipo está impedido pela Justiça de se aposentar (veja aqui), mas pode renunciar ao cargo, abdicando dos benefícios da aposentadoria, abrindo assim uma nova vaga.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet