Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Sobe para 12 o número de mortos em avalanche do Everest

Pelo menos doze sherpas nepaleses morreram e três ficaram gravemente feridos nesta sexta-feira ao serem soterrados por uma avalanche quando se dirigiam para um dos acampamentos base no Everest, informaram à Agência Efe fontes oficiais.


O deslizamento ocorreupor volta das 7h (horário local, 1h15 de Brasília) a cerca de 6.200 metros de altitude, quando aproximadamente 50 alpinistas, a maioria sherpas nepaleses, deslocavam-se do acampamento base I para o II, afirmou um alto funcionário do corpo de montanhista, Tilak Ram Pandey.

Os números iniciais indicavam nove mortos na avalanche

O número de mortos pode aumentar, pois os operadores de turismo não confirmaram se há mais montanhistas desaparecidos, informou um funcionário do ministério do Turismo nepalês, Madhu Sudan Burlakoti.

Um porta-voz das equipes de resgate, Lakpa Norbu Sherpa, afirmou ao jornal 'Ekantipur' que o número de vítimas fatais é de 14 e que 13 dos corpos foram recuperados, enquanto 'um deles não poderá ser transportado até amanhã devido ao mau tempo'.

Os sherpas, que ajudam a escalada dos alpinistas, dirigiam-se para um acampamento base mais alto e alguns escaladores estrangeiros tinha se unido ao grupo para se aclimatarem com a altitude, como é habitual.

A temporada de escalada de primavera começou oficialmente em março, mas os primeiros alpinistas só iniciaram em abril a subir o Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros de altura.

Em setembro de 2012, em uma das piores avalanches dos últimos anos, na montanha Manaslu, no Himalaia, 11 alpinistas morreram, entre eles oito franceses e um espanhol.

Em novembro de 1995, um deslizamento no Everest deixou 26 montanhistas mortos, dos quais 12 eram japoneses e o restante nepaleses.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet