Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Semana Santa

Tambores anunciam prisão de Jesus no Araguaia em Procissão do Fogaréu

Foto: Secom - BG

procissão começou a zero hora de sexta-feira

procissão começou a zero hora de sexta-feira

Por volta da meia-noite homens encapuzados relembraram a Procissão do Fogaréu do momento que Jesus Cristo foi perseguido e preso pelos guardas romanos que foram representados por soldados do Exército, índios xavantes e voluntários. A procissão começou ao som de tambores na avenida Beira Rio em Aragarças e depois seguiu para Barra do Garças passando pela prefeitura e encerrando a peregrinação no Porto do Baé.


Essa procissão é realizada em várias cidades brasileiras exemplo Teresina/PI, e cidades de Goiás como Pirenópolis e Goiás Velho. No Araguaia a tradição voltou a fazer parte do calendário religioso no ano passado, “Ficamos dois anos sem fazer o Fogaréu por falta de apoio do poder público, mas a partir de 2013 o prefeito de Barra do Garças Roberto Farias e as prefeituras de Aragarças e Pontal do Araguaia ofereceu condições para que voltássemos a fazer esta festa”, citou o organizador Getúlio Costa do Grupo leste.

A Procissão do Fogaréu iniciou na Avenida Beira-Rio em Aragarças, passando por Pontal do Araguaia e seguiu nas Avenidas Ministro João Alberto, Ruas Carajás, Mato Grosso, Presidente Vargas encerrando no Porto do Baé, onde Jesus Cristo foi encontrado. A Semana Santa do Araguaia tem o ápice da programação sexta-feira (18) com a procissão do Senhor Morto por volta das 15 horas passando pela avenida Salomé e terminando no Porto do Baé.

A Via Sacra terá os painéis das quatorzes via cruzes de Jesus. A noite de sexta-feira Santa a encenação da Paixão de Cristo acontecerá na arena do Porto do Baé explicou o secretário de Cultura Alex Matos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet