Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Boicote e isolamento

Jaime Campos desiste de disputar a reeleição e expõe crise em grupo de oposição

21 Jul 2014 - 21:17

Da Redação - Lucas Bólico/ Ronaldo Pacheco/ Jardel P. Arruda

Foto: Ilustração

Jaime Campos desiste de disputar a reeleição e expõe crise em grupo de oposição
Atualizada às 23h39 - Com a informação da desistência de Jaime, novos nomes começaram a ser cogitados pela oposição para a disputa ao Senado. Um deles é o deputado federal Nilson Leitão (PSDB). Procurado pelo Olhar Direto, o parlamentar afirmou que neste momento está no Araguaia e vai discutir o assunto somente amanhã. No entanto, adiantou que acredita que manterá sua candidatura à reeleição.


Atualizada às 23h18
- O ex-senador Oswaldo Sobrinho (PTB) também deixou a casa de Campos em Várzea Grande há pouco e em rápida entrevista com o Olhar Direto, lamentou o ocorrido. "Faço política com Jaime Campos há 30 anos. Ele é sinônimo de honra amizade e sempre dá oportunidade para os amigos. É uma grande perda para a politica de Mato Grosso".

Atualizada às 23h15
- A informação da desistência vazou no noite desta segunda-feira (21), mas ainda não foi comunicada oficialmente por nenhuma liderança do bloco. Cogitava-se uma coletiva de imprensa com Jaime para esta terça-feira (22), mas seu marketing avalia um pronunciamento oficial por meio de nota que deve ser encaminhada à imprensa nas próximas horas.

Atualizada às 23h09 - Pedro Taques acaba de deixar a casa do senador Jaime Campos sem falar com a imprensa. O candidato não escondeu seu abatimento, mas não revelou o conteúdo da rápida conversa que travou com Campos na noite desta segunda-feira (21). Interlocutores de Jaime garantem que a decisão é irreversível e foi comunicada de forma amistosa para Taques, que agora deverá definir novos rumos para a coligação Coragem e Atitude pra Mudar. 

Atualização às 22h25 - O senador Pedro Taques (PDT) está indo neste momento para a casa de Jaime Campos para ouvir o que o candidato tem a dizer sobre a possível desistência. O candidato ao governo pela oposição tomou o cuidado de não dar nenhuma declaração à imprensa antes de falar com Campos. Taques participava até poucos minutos atrás do lançamento da candidatura de Fábio Garcia (PSB) a deputado federal.

O senador Jaime Campos (DEM) confidenciou há pouco, para pessoas de seu círculo íntimo, que irá desistir da candidatura à reeleição para o Senado da República. O democrata reclama que estaria isolado e sendo “boicotado” no grupo da oposição.

Leia também:
Fagundes diz que Jaime não trouxe “um prego para Várzea Grande” e diz ter apoio de Mauro Mendes e Percival Muniz

Percival confirma apoio a Wellington para senador em nome de “projeto regional” e ignora Jaime; Mendes não responde

Fontes familiares confirmaram há pouco ao Olhar Direto a decisão de Campos, que, caso confirmada, deixará desfalcada a chapa majoritária de Pedro Taques (PDT), que contava com o apoio político e financeiro dos Campos. Entretanto, líderanças da oposição enxergam na atitude de Jaime uma cartada para pressionar o bloco a atuar mais fortemente em seu projeto de reeleição.

Jaime falou em traição ao explicar sua desistência. De acordo com ele, não se faz política de maneira individualista. O candidato reclama que a chapa não vinha trabalhando com unidade, com o objetivo da eleição de governador e senador. Jaime sai da disputa decepcionado.

Campos trabalhava para a reeleição do mandato que conquistou em 2006, em dobradinha com o então candidato à reeleição em Mato Grosso, governador Blairo Magg (à época PPS hoje PR). Ao "jogar a toalha", Jaime lembrou que na última eleição que disputou, os candidatos à majoritária faziam agenda conjunta e trabalhavam com unidade, o que não vinha contecendo desta vez.

Começo conturbado

A aliança de Jaime com Pedro Taques já havia começado conturbada. Quando seu nome era dado como certo na vaga para o Senado, aliados da oposição começaram a tentar atrair o PR para o bloco, oferecendo a vaga que seria de Jaime para Welligton Fagundes (PR). Após tensa negociação, inclusive com críticas públicas trocadas entre lideranças do DEM e do PSB – partido de Mauro Mendes, que atuou como principal interlocutor junto ao PR – Jaime acabou ficando com a vaga e o PR de fora.

Leia também:
PSB 'detona' Júlio Campos diz que deputado é adepto a 'conchavos' e acordos pessoais espúrios

No embate com Júlio Campos, Mendes afirma que Executiva do PSB deu nota definitiva e não há pedido de retratação


Deputados tentam pôr panos quentes em bata-boca entre PSB e DEM para evitar crise em aliados pró Taques


Após a chapa já composta, a celeuma não foi findada. O prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), declarou oficialmente que apoiaria a eleição de Welligton Fagundes, em detrimento de Jaime. Fagundes também chegou a anunciar o apoio de Mauro Mendes, mas neste caso o prefeito de Cuiabá negou a possibilidade.

Atualizada às 21h33. Mais informações em instantes. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet