Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Educação

educação superior

Técnicos da UFMT param serviços; Professores aprovam indicativo e participam de protesto nacional

Técnicos da UFMT param serviços; Professores aprovam indicativo e participam de protesto nacional
Técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso deram início hoje, 28 de maio, a paralisação dos serviços. Na próxima sexta-feira, 29, eles participam de ato público  na Praça Alencastro, em Cuiabá, buscando a atenção da sociedade para os problemas vivenciados na educação superior pública do Brasil. O ato terá início às 9h30, de acordo com assessoria de imprensa dos técnicos.


Leia Mais:
Professores do Estado debatem proposta de reajuste; Categoria para os serviços na sexta-feira

Os professores da UFMT, que aprovaram indicativo de greve em assembleia no dia 25, também devem participar do ato público.

“A greve foi a única saída que encontramos para pressionar o Governo. No ano passado nosso movimento sofreu com uma decisão judicial e foi interrompido, mas esta mesma decisão impunha que o Governo Federal desse uma solução para nossas reivindicações. Infelizmente isso não aconteceu. As reuniões que foram realizadas em sua maioria tiveram como resultado a definição da data da próxima reunião”, destacou a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos da UFMT (Sintuf-MT), Leia de Souza Oliveira.  

Ela explicou que os representantes do Ministério de Planejamento e Orçamento, assim como os do Ministério da Educação, não apresentam uma proposta concreta. “Estão pontuando que devemos aguardar o desenvolvimento do PIB, e existe a previsão de um PIB negativo ou estagnado. Hoje temos a menor remuneração entre todas as carreiras do Poder Executivo. Como pode um Governo que se diz Pátria Educadora pagar tão mal os trabalhadores que atuam na educação?”, reforçou Leia. 

Para o presidente da Associação dos Docentes da UFMT, Reginaldo Silva de Araujo, a greve dos técnico-administrativos é legitima, e os professores devem seguir o mesmo caminho. “Nacionalmente, 22 sindicatos de professores já aprovaram iniciar a greve no dia 28 de maio, cinco universidades estão com indicativo de greve aprovado, entre elas a UFMT, mas ainda sem uma data específica, e 12 ainda não debateram o tema”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet